Memorial Descritivo (texto disponibilizado pelos autores)
O edificio de escritórios NIK, projetado por Atelier Thomas Pucher em colaboração com Bramberger [architects] foi construído entre setembro de 2009 e setembro de 2010. O projeto foi primeiro prêmio num concurso de arquitetura por convite em Graz, Austria. Tem área de 1400m² e tenciona ser um marco na paisagem nesta área extremamente difusa da cidade.
O principal desafio a ultrapassar seria como aumentar o número de pisos para um rácio de 2.5 (a parcela era ocupada previamente por uma garagem com dois pisos) mantendo, no entanto, a nova construção leve o suficiente para se suportar na garagem de parqueamento subterrâneo, dos anos 80, pré-existente no lugar. Isto foi alcançado com uma estrutura leve e simultaneamente, usando um complexo método de distribuição em grelha no subterrano, que divide as cargas concentradas em grelhas de ferro nos apoios da garagem.
Anterior à construção do parque de estacionamento e o seu redesenho nos anos 80, a praça nas margens do rio Mur era ocupada por um abrigo para barcos cuja data remonta a quatro séculos atrás. Enquanto os estilos arquitectónicos e os usos da Nikolaiplatz se alteraram durante os tempos, as dimensões desta parcela mantiveram-se constantes. O novo edificio é desenhado de forma a preencher completamente a parcela até ao último milímetro e também reagir muito precisamente à situação urbana heterogénea da envolvente. De um lado, orientado para a praça Entenplatz – o edificio NIK torna-se uma fronteira de espaço que se enquadra nos edificios envolvente; enquanto pelo outro – de frente para a Nikolaiplatz e para as margens do rio – transforma-se num objeto escultural independente.
Desta forma, a estrutura de ferro com claros alinhamentos verticais e uma abundância de vidro torna-se mediador entre a envolvemente de grande densidade urbana e um espaço verde aberto. O volume torna-se então calmo e reduzido, ainda que coberto com um divertido reflexo dourado que o ilumina. Os volumosos blocos opacos da fachada são utilizados, pelo espaço interior, como estantes e arquivos. O resultado é uma construção sólida, prática e convidativa e que consegue ser simultaneamente estética e estruturalmente leve.
Clique na galeria a seguir para a visualização ampliada das imagens.
Ficha Técnica
Projeto: Edifício de Escritórios NIK
Arquiteto: Atelier Thomas Pucher em colaboração com Bramberger [architects]
Equipe: Thomas Pucher, Alfred Bramberger, Martin Mathy, Hans Waldhör, Ingmar Zwirn, David Klemmer, Christof Schermann, Boris Murnig, Sahar Arjomand Bigdely.
Tipo: Edifício de escritórios
Status: Finalizado em Setembro 2010
Localização: Graz, Austria
Área: 1.400 m²
Renderings: Martin Mathy
Fotógrafo: Andreas Buchberger