Premiados – Concurso Internacional – Kimball Art Center – Park City

O projeto do escritório BIG / Bjarke Ingels Group foi o vencedor do Concurso Internacional Kimball Art Center, que também teve como finalistas os escritórios Brooks + Scarpa Architecture, Sparano + Mooney Architecture, Tod Williams and Billie Tsien Architects e Will Bruder+Partners LTD.

O objetivo dos organizadores foi selecionar a melhor proposta de renovação e expansão do Kimball Art Center, na cidade de Utah, nos Estados Unidos.

O projeto vencedor propõe um conjunto “empilhado” de duas galerias, uma voltada para a rua principal da cidade, Main Street, e a outra para a Heber Avenue.

O design do edifício resulta em forma semelhante a uma espiral, com mais de 24 m de altura. Para a fachada do prédio, os arquitetos se inspiraram nas antigas referências da cidade, como as minas de carvão e o método de construção passado, de empilhamento de madeira para a criação de muros de contenções.

O desenho da fachada é refletido no interior, onde uma escada em espiral guia os visitantes para o terraço, que pode ser utilizado para exibições e eventos. O edifício contará com claraboias para permitir a iluminação das paredes das galerias internas.

Entre as duas galerias, localizadas no térreo e no terceiro andar, um restaurante se abre para o novo jardim sobre a cobertura do edifício que funciona como a atual sede da Kimball Art Center. O edifício atual será transformado em uma área educacional, como parte complementar do novo prédio, contando com um auditório com pé direito duplo no seu centro, que se abre durante o verão para que as exibições sejam vistas do lado de fora. A cobertura também receberá painéis solares.

Com relação à sustentabilidade, o prédio deverá alcançar a certificação LEED Platinum. O aquecimento do edifício será praticamente todo natural, assim como a iluminação e a ventilação. Projeto também prevê sistema de reaproveitamento de água de chuva.

Veja a seguir mais imagens e informações sobre o projeto vencedor e demais finalistas (clique nos links para visualizar cada projeto).

________________________________________________________________________

Projeto Vencedor – Equipe: BIG / Bjarke Ingels Group

________________________________________________________________________

Finalista – Equipe: Brooks + Scarpa Architecture

________________________________________________________________________

Finalista – Equipe: Sparano + Mooney Architecture

________________________________________________________________________

Finalista – Equipe: Tod Williams and Billie Tsien Architects

________________________________________________________________________

Finalista – Equipe: Will Bruder+Partners LTD

_______________________________________________________________________

Para mais informações, acesse aqui a página oficial do concurso.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s