Atualizado em 30.04.2012
Em novembro de 2011 anunciamos o Concurso Nacional de Idéias – Requalificação de Largos no Pelourinho, cujo resultado foi divulgado no dia 16 de março de 2012. Veja aqui a Ata de Julgamento.
O projeto do arquiteto Arthur Casas (São Paulo) em co-autoria com Raphael Azevedo França, Joana Garcia de Oliveira, Gabriel de Andrade Ranieri, Regiane Khristian Silva Bouças, Rodrigo da Costa Tamburus e Mariana Pianta Santoro foi o vencedor do . O segundo lugar ficou com a proposta de Ricardo Jorge Pessôa de Melo (Recife) em co-autoria com Flávia Myriam Cordeiro Pessoa de Melo e o terceiro lugar, para a proposta de Alexandre Ruiz da Rosa (Curitiba) em co-autoria com Haraldo Hauer Freudenberg, Thais Saboia Martins e Josep Ferrando Bramona.
Foram atribuídas menções para o projeto do arquiteto Marcos André Seixas Linhares (Rio de Janeiro), em colaboração com Henrique Costa Fonseca e para o projeto do arquiteto Gabriel Rodrigues Grinspum (São Paulo), em co-autoria com Kalina Juzwiak e Laurent Troost.
Os projetos completos serão publicados à medida em que forem disponibilizados pelos autores ou pelos organizadores do concurso.
Veja a seguir a lista dos projetos vencedores e menções (clique nos links para visualização dos projetos).
________________________________________________________________________
Arquiteto Titular: Arthur de Matos Casas
Parecer do Júri:
“…clara compreensão critica da função histórica desses espaços no contexto do centro histórico e flexibilidade para usos diversificados futuros. Tratamento funcional e estético diferenciado dos três largos com redução dos espaços dedicados a shows e criação de atributos para usos diuturnos dos espaços e sua sustentabilidade e econômica. Criação de um atrativo novo e de surpresa em pleno centro histórico, qual seja uma área verde, sombreada e fresca no Largo Quincas Berro d´Água. Facilitação da circulação de pedestres através desses espaços independente do cruzamento de lojas e restaurantes. Preservação da visibilidade das fachadas pré-existentes. Facilidade de execução de forma econômica e com baixo custo de manutenção, sem interromper sua utilização. Soluções com precisão técnica e qualidade arquitetônica. Recomendamos apenas uma revisão do tratamento dado ao ingresso principal do Largo Tereza Batista.”
________________________________________________________________________
Arquiteto Titular: Ricardo Jorge Pessôa De Melo
Co-Autores: Arq. Flávia Myriam Cordeiro Pessoa de Melo
Parecer do Júri:
“…interessante leitura do lugar geográfico onde se situa o Centro Histórico, tentando recuperar a topografia original de forma orgânica em especial no Largo Quincas Berro d´Água. Indução a circulação interna dos quarteirões e seu uso diversificado e diuturno. Conciliação da preservação da visibilidade das fachadas internas do largo com a atenuação do som produzido pelos amplificadores. Ressente-se, porém, a aridez do tratamento paisagístico.”
________________________________________________________________________
Arquiteto Titular: Alexandre Ruiz da Rosa
Co-Autores: Arq. Haraldo Hauer Freudenberg, Arq. Josep Ferrando Bramona, Arq. Thais Saboia Martins.
Parecer do Júri:
“…pelas soluções simples, de boa qualidade, de fácil execução. Recomposição do vazio urbano da Rua Gregório de Matos, entrada ao Largo Tereza Batista. Criação de uma passagem coberta discreta que ordena o espaço interno do mesmo largo sem interferir nas fachadas preexistentes. Utilização de elementos da cultura popular baiana e boa utilização social do mirante voltado para a Baixa dos Sapateiros. O tratamento uniforme dos espaços não favorece o potencial de sua diversidade.”
________________________________________________________________________
Arquiteto Titular: Marcos André Seixas Linhares
Colaboradores: Henrique Costa Fonseca
________________________________________________________________________
Arquiteto Titular: Gabriel Rodrigues Grinspum
Co-Autores: Kalina Juzwiak, Laurent Troost
_______________________________________________________________________
Para mais informações, acesse aqui a página oficial do concurso.
Parabéns a todos pelo excelente nível das propostas.
Parabéns sobretudo à equipe que obteve o primeiro lugar, por ter percebido que os atuais tres miolos de quadras ditos “praças” foram originalmente quintais e como tal não devem e nem podem assumir o papel de protagonista e sim algo recôndito, “de dentro” como diz o memorial; por compreender que suas fachadas eram fundos de casas e portanto devido ao elevado preço dos pigmentos à época eram e sempre foram brancas. E finalmente pela belissima cobertura do largo Tereza Batista, que nos remete a nós baianos ao Lençol de Oxalá.
Parabéns à equipe do 3° lugar! uma proposta de altíssimo nível e simplicidade!
Abraços
Manoel
Muito legal é sempre muito bom estar acompanhando a produção intelectual artística brasileira.