1° Lugar – Gorka Blas
_________________________________________________________________________
(Clique na galeria para visualização ampliada das imagens.)
Memorial Descritivo
(Fontes: Gorka Blas e Archdaily.com – tradução: editoria concursosdeprojeto.org)
A proposta vencedora do Concurso para a Biblioteca Pública Daegu Gosan, apresentada pelo arquiteto Gorka Blas e equipe, concebe a biblioteca como um espaço cultural e social para a comunidade local. Para alcançar o objetivo, o projeto é centrado na obtenção de uma unidade funcional e um espaço confortável confortável, que se constitua como um elemento essencial para a vida cotidiana do bairro. O projeto propõe trazer a dimensão do espaço doméstico para um equipamento coletivo, sem ignorar sua dimensão pública.
O tecido urbano envolvente é composto por pequenos edifícios residenciais. O projeto proposto procura manter uma relação direta com o entorno, em termos de escala. O volume total do edifício é dividido em oito partes, semelhantes à escala dos edifícios circundantes. Os volumes modulares se elevam a partir do nível do solo, e as partes resultantes são concebidas como salas distintas, ainda que o espaço da biblioteca seja contínuo, com plano livre.
Os volumes agrupados tornam a biblioteca espacialmente diversificada e a escala das zonas da biblioteca menores. As salas recebem níveis distintos de luminosidade. Os espaços para as atividades culturais e educacionais estão localizados nos andares superiores, diretamente acessíveis a partir da entrada principal. A biblioteca será construída em um espaço público rodeado por árvores e a implantação do edifício foi estudada de maneira a evitar que as árvores fossem cortadas, além de preservar o caráter do espaço público existente.
Ficha Ténica
Arquitetura – Gorka Blas
Localização – Daegu, Coreia do Sul
_________________________________________________________________________