ENTRE – Entrevistas com arquitetos por estudantes de arquitetura

ENTRE - Entrevistas com arquitetos

Nesta edição de “dicas de leitura” apresentamos o livro “ENTRE – Entrevistas com arquitetos por estudantes”, publicação que reúne entrevistas com 13 arquitetos ou escritórios de destaque e que resultou do projeto conduzido há alguns anos por estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Univeresidade Católica do Rio de Janeiro. O destaque da editoria de concursosdeprojeto.org para essa publicação está relacionada ao fato que boa parte dos arquitetos entrevistados têm em seu portfolio a participação e premiação em concursos de arquitetura, como é o caso dos escritórios Andrade Morettin, Arquitetos Associados, BLAC, MMBB, Rua Arquitetos e SPBR.

A seguir, texto de apresentação, divulgado pelos organizadores do livro:

Publicado pela editora Viana & Mosley, ENTRE – entrevistas com arquitetos por estudantes de arquitetura, organizado por Francesco Perrotta-Bosch, Gabriel Kozlowski, Mariana Meneguetti e Valmir Azevedo, é uma compilação de treze entrevistas com um conjunto de arquitetos brasileiros de destaque.

O termo entre instiga por suas diferentes acepções. “Estar entre” é a posição na qual se reuniram esses quatro arquitetos, no período em que eram estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, para começar a montar um panorama do momento atual da arquitetura brasileira.

As perguntas, em grande parte, não se restringem a especificidades contidas em exemplos projetuais, mas privilegiam um caráter mais abrangente. Interessam, principalmente, os problemas eleitos para serem enfrentados e as posturas críticas adotadas no momento do projeto e no debate arquitetônico. É especialmente interessante a leitura do conjunto das diferentes falas, comparando a relevância que cada arquiteto dá a determinadas questões, como, por exemplo, os distintos modos de operação no cotidiano da prática da arquitetura, as relações criadas entre o que é feito no escritório e os métodos de ensino no espaço universitário, os posicionamentos diante de assuntos como a função social da arquitetura, a sustentabilidade ou a tectônica, as noções pessoais de beleza, as distintas visões de urbanidade, a heroificação de certos modernistas por alguns e o esforço pela desconstrução da aura heróica por outros, a observação de discursos que se estruturam nas relações dadas na escala do tijolo enquanto outros sustentam-se por fenômenos que se sucedem em escala global.

Com entrevistas de Andrade Morettin, Arquitetos Associados, BLAC, CAMPO aud, Carla Juaçaba, João Walter Toscano, João Filgueiras Lima (Lelé), MMBB, Nitsche Arquitetos Associados, Rua Arquitetos, SPBR, Vazio S/A, Ana Luiza Nobre e Guilherme Wisnik, apresenta-se este conjunto de pessoas extremamente capazes de participar ativa e qualificadamente das transformações a que estamos sujeitos no atual momento do Brasil do século XXI.

_________________________________________________________________________

Lançamento: 14/12/12, 19h.

Livraria da Travessa do Leblon, no Rio de Janeiro.

_________________________________________________________________________

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s