Concurso Nacional de Arquitetura para a Sede da FATMA/FAPESC – 3° Lugar

Concurso Nacional de Arquitetura para a Sede da FATMA/FAPESC – 3° Lugar

Projeto 29

Responsável Técnico pela Equipe – Marcos Alexandre Jobim;

Co-Autores – Leandro Rotolo Soares (arquiteto) e Silvana Carlevaro Fedele (arquiteto)

Colaboradores – Adairton de Souza (arquiteto), Diego de Azevedo (arquiteto), Henrique Wosiack Zulian (arquiteto), Pedro Bazzo Espíndola (arquiteto), Talita Anelize Broering (arquiteta) e Vinícius Sordi Libardoni (acadêmico de arquitetura)

Consultores – Consultora Bioclimático: Carolina Carvalho – Arquiteta, Consultor Estrutural: Fabiano Luis Zermiani – Engenheiro Civil (Grande Sul Engenharia)

Sede da FATMAFAPESC - 3º Lugar - Imagem

_________________________________________________________________________

(Clique na galeria para visualização ampliada das imagens.)

Memorial

A solução global adotada no projeto responde a um só tempo às condicionantes impostas pelo site, pelo marco legal existente, pelas premissas que compõem os termos do edital, ao caráter da arquitetura que se pretende para a Sede da Fatma – Fapesc. O que se propõem não é somente um edifício, mas um somatório de soluções que configuram um conjunto arquitetônico. Conformam um todo coeso e relacionado entre suas partes e com a cidade.

Desenvolvemos o projeto arquitetônico para atingir a máxima eficiência em todos âmbitos: ambiental, estrutural e funcional.

As questões da adequação climática, o conforto ambiental e a eficiência energética foram incorporadas ao projeto desde análise do terreno de intervenção que influenciaram decididamente o lançamento do partido, o posicionamento dos itens do programa, a coerência na escolha dos materiais em função das demandas de desempenho energético entre tantas outras escolhas e estratégias.

O Edifício esta concebido para que se imponha como uma referência positiva no contexto de toda a cidade. Também, desde dentro do condomínio, que sua presença fosse respeituosa e harmônica no contexto geral.

O Embasamento esta constituído pelo Pavimento Térreo, Mezanino e Pilotis. Possuirá caráter público e esta concebido para permitir múltiplos usos, espaços de conforto, estar e permanência. Estendem-se entre espaços fechados e abertos e convidam para a sua apropriação. No térreo estará o salão de recepção e foyer que é o âmbito de chegada e através dele se poderá acessar o complexo de eventos constituído pelo auditório e mini-auditório e ao núcleo de circulação vertical. No mezanino localiza-se o café que partindo do espaço interno, lança-se por sobre o auditório em amplo plano para contemplar a paisagem. No pilotis, igualmente dotado de terraços abertos a biblioteca concebida para poder ser utilizada igualmente por todos os usuários do Parctec Alfa.

A Torre constituída por 6 pavimentos recuamos ao máximo além do recuo frontal mínimo. Destaca-se da massa construída ao apoiar-se em somente 4 pilares. Receberá os programas específicos da FATMA nos 4 primeiros pavimentos e da FAPESC nos dois últimos. Sua fachada Oeste, que debruça-se às vistas mais exuberantes possuem espaços de permanência que qualificam os seus espaços interiores.

_________________________________________________________________________

Para mais informações acesse aqui a página oficial do concurso.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s