Como parte da seção obras construídas publicamos o projeto da Biblioteca Municipal de Bruges, na Bélgica. O projeto, de autoria do Studio Farris Architects, resultou de concurso realizado em 2012.
Biblioteca Municipal de Bruges
Em 2012, o Studio Farris Architects venceu o concurso organizado pelo Município de Bruges, na Bélgica, para a renovação e expansão da Biblioteca Municipal Sint-Andries.
O lote no qual a biblioteca está implantada é bastante limitado em suas dimensões e localizado em ambiente urbano. A biblioteca existente estava instalada, juntamente com outros equipamentos públicos, em uma edificação que integra o inventário do patrimônio histórico do município.
O programa apresentado pelo cliente público consistiu em um conjunto complexo de demandas, assim como a intenção de tornar a biblioteca em um equipamento mais visível a partir das ruas adjacentes, criando uma identidade própria e se destacando da multiplicidade de outros serviços existentes no edifício histórico.
O projeto de ampliação e renovação guarda relação com o edifício principal no que se refere à escala do cojunto, porém se desconecta em sua materialização: as fachadas da nova biblioteca têm acabamento em chapas de aço corten, que contrastam com as fachadas rebocadas e pintadas em branco, do edifíciio histórico. O posicionamento do bloco de expansão enfatiza a tensão entre o patrimônio existente e o novo volume proposto.
Grandes aberturas foram instaladas nas extremidades do novo volume, a fim de conferir à nova biblioteca a necessária visibilidade assim como sua integração com o entorno. Funções como espaços de leitura, áreas de trabalho e recepção foram instaladas nas proximidades dessas grandes aberturas, a fim de que tais espaços pudessem se beneficiar da iluminação natural.
A fim de criar uma atmosfera agradável na biblioteca, foram utilizados três tipos de janelas, permitindo aos visitantes desfrutuar da luz natural ao longo de todas as estações.
Ficha Técnica
Localização
Bruges, Bélgica
Promoção e Organização
Prefeitura de Bruges
Realização do Concurso: 2012
Conclusão da Obra: 2015
Área: 555 m²
Projeto de Estruturas:
Planet Engineering
Projetos de Instalações:
Studiebureau Boydens
Execução:
Bouw & Renovatie
Fotografia:
Tim Van de Velde e Lumecore Toon Grobet
Agradecemos aos autores pela disponibilização do projeto para publicação.