Pavilhão do Brasil – Expo Milão 2015

Pavilhão do Brasil - Foto 03 - @Raphael Azevedo França  04

Como parte da seção obras construídas publicamos o projeto do Pavilhão do Brasil para a Expo Milão 2015 , de autoria dos escritórios Studio Arthur Casas e Atelier Marko Brajovic, em colaboração com os curadores Eduardo Biz e Rony Rodrigues, e com o escritório italiano Mosae. O projeto resultou de concurso nacional realizado em 2014, promovido pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e organizado pelo IAB-DF.


Memorial Descritivo (texto dos autores)

Para o Studio Arthur Casas e o Atelier Marko Brajovic, o desafio de criar o pavilhão do Brasil para a Expo Milão 2015, comissionado pela Agência Brasileira de Exportação e Investimento (APEX), foi combinar arquitetura e cenografia que proporcionasse aos visitantes experiência capaz de transmitir os valores brasileiros e as aspirações de nossa agricultura e pecuária diante do tema proposto: alimentando o mundo com soluções. Mais que um edifício temporário, a imersão sensorial integra momentos lúdicos, informações científicas de ponta, interação e aprendizado.

A ideia da rede flexível, fluída e descentralizada permeia todos os aspectos do edifício e representa a pluralidade do Brasil. Em meio a construções de mais de 130 países, nosso pavilhão propõe um respiro, a intenção de uma praça que convida ao encontro e à descoberta.

Permeável como a cultura brasileira, um grande volume aberto acolhe os visitantes e estabelece um percurso por entre as mais variadas espécies aqui cultivadas. Os tons terrosos da estrutura em ferro ressaltam essa brasilidade e a transição gradual entre o interior e o exterior apaga os limites entre arquitetura e cenografia. A metáfora da rede é materializada por uma estrutura tensionada que cria inusitados locais de descanso e lazer. Grande instrumento musical, ela vai gerar sons de acordo com a quantidade de visitantes e seus movimentos. Como na arquitetura modernista dos pavilhões nacionais ao longo da história, generosas rampas reforçam a fluidez entre os espaços.

Diferentes temas inspiraram clusters distribuídos pelo  térreo do pavilhão, organizados em torno de ideias como nutrição, agricultura familiar, sistemas agroflorestais e integração entre lavoura e pecuária. Caixas com plantas, organizadas na trama ortogonal, criam percurso sinuoso, inspirado no desenho dos meandros do Amazonas. A trama cartesiana sobrepõe-se ao paisagismo em diálogo entre a mão do homem e a obra da natureza. Deambulando por entre as plantas, visitantes encontrarão mesas interativas sob a vasta rede que participa da demarcação fluída entre as temáticas.

A galeria na lateral do terreno, revestida em cortiça, abriga espaços expositivos, auditório, pop-up store, café, lounge para eventos, restaurante e administração, interligados por um grande átrio que traz luz natural. Artistas e designers brasileiros irão expor peças que demonstram a riqueza criativa do país, ao lado de instalações interativas que narram a revolução em curso na agricultura e pecuária brasileira, graças às pesquisas de empresas como a EMBRAPA.

A sustentabilidade é onipresente, por meio de um sistema de montagem e desmontagem eficiente com elementos pré-fabricados modulares, mecanismos de reaproveitamento da água, além do emprego de materiais certificados e recicláveis. Parte fundamental da experiência, a racionalidade da arquitetura efêmera demonstra que é possível gerar significado e conteúdo com poucos recursos e reduzido impacto ambiental.

O pavilhão do Brasil na Expo Milão 2015 almeja agregar novos elementos à tradicional participação nacional nesse tipo de evento. Com olhos no futuro, busca demonstrar que o Brasil logrou excelência em uma das áreas cruciais para a humanidade, a alimentação, em permanente movimento de criação novos paradigmas no relacionamento de sua sociedade com a natureza, em simbiose transformadora, capaz de traçar novas estratégias para o país. Mais que marcar a presença dentre tantas outras nações, o pavilhão brasileiro almeja inspirar curiosidade e engendrar novos relacionamentos para além dos seis meses do evento, demonstrando ser possível concretizar utopias e inspirar soluções que, como o tema da Expo 2015,  alimentem o planeta e tragam energia à vida.


Ficha Técnica

Projeto – Studio Arthur Casas e Atelier Marko Brajovic 

Arquitetura – Studio Arthur Casas

Autor – Arthur Casas

Coautores – Alexandra Kayat, Gabriel Ranieri, Alessandra Mattar, Eduardo Mikowski, Nara Telles, Pedro Ribeiro e Raul Cano.

Coordenação de projeto – Alexandra Kayat

Co-autoria e coordenação de design de interiores – Renata Adoni

Diretora Studio – Marilia Pellegrini

Colaboradores – Arnault Weber, Rodrigo Tamburus, Fernanda Müller, Daniel Vianna e Juliana Matalon. 

Exibição e cenografia – Atelier Marko Brajovic

Direção criativa – Marko Brajovic e Carmela Rocha

Coordenação de projeto – Carmela Rocha

Logo e design gráfico – Estudia Design – Carol Melo, Renata Figueiredo e Renata Fagundes

Colaboradores – Martina Brusius, Milica Djordjevic e André Romitelli 

Curadores – Rony Rodrigues e Eduardo Biz 

Consultores locais e responsabilidade técnica

Mosae – Arquitetura e engenharia

Equipe – Stefano Pierfrancesco Pellin Dario Pellizzari, Andrea Savoldelli, Klaus Scalet, Michele Maddalo e Luisa Basiricò 

Construtora – Ing. E. Mantovani

Consultores

Assessoria estrutural – SP Project

Iluminação – Maneco Quindere 

Projeto: 2014

Construção: 2015

Area do terreno : 4.133m2

Area construída: 3.674m2 

Fotos – por Filippo Poli – filippoli@yahoo.it

Fotos da maquete – por Jhonatan Chicaroni – jhon@jhonatanchicaroni.com.br


Agradecemos aos autores pela disponibilização do projeto para publicação.

Uma resposta em “Pavilhão do Brasil – Expo Milão 2015

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s