Premiados – Museu Guggenheim – Helsinki‏

post

Em dezembro de 2014 publicamos os projetos finalistas do Concurso Internacional de Arquitetura para o Museu Guggenheim de Helsinki, que reuniu 1715 propostas, de 77 países (veja aqui). Em junho de 2015 foi anunciado o projeto vencedor (Art in the City), de autoria do escritório Moreau Kusunoki Architectes, sediado em Paris e coordenado pelos arquitetos Nicolas Moreau and Hiroko Kusunoki. Veja aqui o parecer final do júri e abaixo as imagens da segunda etapa do concurso, do projeto vencedor e demais finalistas.


Vencedor – Moreau Kusunoki Architectes – Art in the City

Parecer do Júri:

“A proposta apresenta um conjunto de pavilhões conectados e orientados em relação à malha da cidade, além de uma torre de observação que se destaca no conjunto. O conjunto de pavilhões é articulado por passagens abertas e cobertas, conectadas visualmente ao entorno, dimensionadas em função das diferentes atividades previstas. O Júri considerou o projeto extremamente respeitoso em relação ao lugar e ao entorno, ao criar um Campus fragmentado, não-hierárquico e horizontal de pavilhões conectados, nos quais arte e sociedade estarão integradas. Ao mesmo tempo, as conexões entre os pavilhões permitirão que se estabeleça uma experiência de continuidade expositiva no museu.

A água (cais do porto), o parque e a cidade estão em diálogo com a edificação, ainda que sua forma e materialidade sejam marcadas pela contemporaneidade, sem necessariamente se destacar como ícone. Os desenhos apresentam um senso de comunidade e animação que coincidem com as expectativas do concurso, em respeito aos anseios da população da Finlândia e às perspectivas de um museu do futuro.

Serão necessários estudos adicionais para solucionar pendências relativas à circulação vertical, uso do terraço principal e construção da cobertura, porém tais questões são consideradas como etapas naturais do desenvolvimento do projeto. O Júri se declara confiante na força conceitual da proposta, que se destaca pela extrema flexibilidade e por se tratar de um projeto capaz de atender, ao mesmo tempo, demandas urbanas, museológicas e tecnológicas.”


Segundo Lugar – agps architecture


Finalista – Asif Khan


Finalista – Fake Industries Architectural Agonism


Finalista – SMAR Architecture Studio


Finalista – HaasCookZemmrich STUDIO2050


Para mais informações, acesse aqui a página oficial do concurso.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s