Premiados – Museu Nacional da Memória – Bogotá – Colômbia

MuseudaMemoriaColombia_ProjetoVencedor_Imagem01

Publicamos a seguir o projeto vencedor e demais premiados do Concurso Internacional para o Museu Nacional da Memória da Colômbia, em Bogotá. O projeto vencedor é de autoria dos escritórios MGP Arquitectura & Urbanismo (Colômbia) e Estudio Entresitio (Espanha).

Primeiro Lugar – MGP Arquitectura & Urbanismo (Colômbia) e Estudio Entresitio (Espanha)

Arquitetos: Felipe González Pacheco e María Hurtado de Mendoza

A seguir, trechos do parecer da Comissão Julgadora:

“Trata-se de um edifício que, a partir da simples combinação de prismas alternados, cria uma riquíssima e complexa relação de espaços de variadas escalas e condições de iluminação. A rígida matriz da qual resulta, como uma trama que serve de base a um tecido, permite entrelaçar uma malha de corredores e escadas que à medida em que se desenvolvem e se elevam, outorgam ao percurso dos visitantes um sentido de procissão, que o Júri destacou pela sensibilidade e consonância com o significado de ritual, associado à instituição. A escala monumental das salas confere ao edifício um caráter único, que se firmará na memória coletiva e simbolizará, com especial destaque e força, as circunstâncias e esforços daqueles que sofreram os efeitos dos conflitos e se arriscaram pela paz. O caráter singular de sua forma converte o edifício em ícone de um esforço coletivo, que será um marco na história da Colômbia.

É um edifício que celebra de forma respeitosa a dor pelo nosso passado e ao mesmo tempo celebra a esperança de um futuro próximo. Tal aspecto foi interpretado de forma inteligente e criativa pelos autores, por meio do sentido de procissão e rito dado aos percursos, que são variados e repletos de alternativas, passando do aspecto solene das salas à liberdade do espaço aberto na cobertura, como microcosmo montanhoso, permitindo aos visitantes a percepção da energia da cidade e a beleza da paisagem das montanhas e da savana, desfrutar o sol e os finais de tarde, encontrar-se, conversar, ler, talvez até encontrar cantos para o encontro com o silêncio.

O júri destaca igualmente a destreza compositiva dos autores, que criaram – a partir do mencionado rigor da quadrícula – um espaço fértil em relações oblíquas e verticais, um espaço fluido e repleto de transparências que seguramente tornará ainda mais gratificante a experiência de se deslocar no museu e de descobrir as múltiplas sequências visuais que oferece.

O edifício dialoga de maneira franca e direta com o entorno urbano, conformando o primeiro pavimento como espaço ativo, onde o acesso e os espaços de encontro se relacionam de forma evidente com a escultura da “Ala Solar”, o sistema viário e, em sua materialidade, consolidam o conjunto urbano com o edifício do Centro Administrativo Distrital. A proposta se destaca particularmente pela solidez e robustez do volume, que ao mesmo tempo toca e se desprende do chão, de maneira leve e sutil, gerando uma grande permeabilidade e transparência que contrasta com a evidente capacidade e porte do edifício.”

O Júri apresentou ainda as seguintes recomendações, para o desenvolvimento do projeto:

“O Júri considera pertinente sugerir aos autores alguns ajustes, que permitirão a incorporação do paisagismo como parte fundamental do rito de aproximação e vivência do Museu da Memória, revisar a acessibilidade ao conjunto, incluindo estacionamentos de ônibus para os visitantes e grupos escolares, além de estudar possibilidades de conexão direta entre os estacionamentos e o nível do espaço público. Da mesma forma, o Júri considera pertinente buscar melhores relações entre as áreas administrativas, fazer um estudo de circulação vertical, assim como das saídas de emergência, a fim de que garantam o ótimo funcionamento do edifício e dos espaços de maior exigência, como o auditório.”


Segundo Lugar – Taller Síntesis

Arquitetos: Farhid Maya, David Cuartas e Lucas Serna


Terceiro Lugar – David Delgado

Arquiteto:  David Delgado Rodríguez


Menções

Estudio Altiplano (Bogota-Colombia)

Fernando y Rincón Arquitectos (Bogota-Colombia)

Consortium Arquitectos Latinoamericanos: García Estefan (Montería-Colombia) & Monoblock (Argentina)


Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s