Concurso como prática: a presença da arquitetura paranaense

Exposição e Documentário

Exposição

Informações de divulgação:

“Resultado de uma pesquisa que levantou a importante presença do Paraná com projetos premiados nos concursos nacionais e internacionais de arquitetura realizados nas últimas seis décadas.

A mostra apresenta uma linha do tempo com 252 premiações em 165 concursos, com a participação de 402 profissionais. Há ainda 40 maquetes dos projetos de maior impacto como o da sede da Petrobras, no Rio de Janeiro; da Estação Antártica; do anexo da Assembleia Legislativa do Paraná; do Teatro Guaíra; da sede da Eletrosul, em Florianópolis; do complexo turístico Euro Kursaal; da sede do BNDES, em Brasília, entre outras. Além de infográficos, desenhos e fotografias e de um videodocumentário com relatos de profissionais.”

Local: Museu Oscar Niemeyer, Curitiba – PR, de 09 de setembro a 12 de dezembro de 2021.

Para mais informações sobre a exposição, acesse aqui a página do MON.


Documentário

Informações de divulgação:

“O documentário traz depoimentos, projetos e obras de alguns dos personagens mais importantes da arquitetura e do urbanismo locais, como Jaime Lerner, José Sanchotene, Luiz Forte Netto, Manoel Coelho, Dilva e Orlando Busarello, Leonardo e Raquel Oba, além da nova geração, como os arquitetos do Estúdio 41, autores da Estação Antártica Comandante Ferraz, e a arquiteta Mariana Gusmão. Conta, também, com análises teóricas da curadora da exposição, Elisabete França, e dos pesquisadores Key Imaguire Junior, Paulo Pacheco, Thais Saboia e Fábio Domingos Batista.

A obra resgata não só a memória e os desafios encarados por arquitetos e arquitetas paranaenses que se destacaram – e ainda se destacam – no cenário nacional, mas também as soluções por eles propostas que foram premiadas em competições de arquitetura e coloca em perspectiva o saber arquitetônico e a prática adotada por diversas gerações conectadas pelo meio acadêmico, desvelando uma peculiar inquietação arquitetônica e excelência de projetos que fizeram com que o Paraná se tornasse, desde a década de 1960, o berço de grandes vencedores desses concursos.”

Documentário disponível no youtube (acesse aqui).