crea-pr-cartaz

____________________________________________________

13.01.2009

Transcrição da matéria publicada em 13.01.2009 na página do CREA-PR:

“O CREA-PR lança nesta segunda-feira (12), às 19 horas, o Concurso Público Nacional de Arquitetura Nova Sede CREA-PR em Curitiba. Pelo concurso, será escolhido o melhor projeto para a construção da nova sede do Conselho e outros quatro projetos serão premiados. O lançamento será durante o evento de posse do engenheiro agrônomo Álvaro Cabrini Jr na presidência do CREA-PR, para a gestão 2009/2011.

Realizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil – Seção Paraná (IAB-PR), com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, o concurso é aberto a arquitetos de todo o País. As inscrições vão de 13/01 a 27/03 e o edital estará disponível para consulta no site do Conselho – www.crea-pr.org.br
Projeto – Com slogan “Em Foco: sustentabilidade”, o concurso pretende identificar os projetos que contemplem a sustentabilidade ambiental em toda a cadeia produtiva da construção, como por exemplo, reaproveitamento de água da chuva, economia de energias, gerenciamento correto de resíduos com ventilação e iluminação natural, correto  uso de materiais in natura e acessibilidade.
O concurso dará prioridade para a qualidade do projeto e a inclusão dos projetos complementares e da sustentabilidade. “O CREA-PR dá exemplo à sociedade optando por um concurso público que valoriza o profissional e o debate da produção da arquitetura e não somente o preço final da obra”, explica o arquiteto Jeferson Dantas Navolar (IAB PR), coordenador do concurso.
Obra – A nova sede será construída em um terreno do Conselho de 2,6 mil metros quadrados a uma quadra do Shopping Mueller, na região central da cidade. A previsão é de que tenha aproximadamente 10 mil metros quadrados de área construída. Segundo o vice-presidente do CREA-PR e membro da comissão que organiza o concurso, engenheiro civil Gilberto Piva, a obra será importante para uma maior integração entre as áreas do Conselho. “Além de reduzir custos e agilizar o atendimento às demandas profissionais”, afirma. Atualmente o CREA em Curitiba funciona em dois locais distintos e que foram adaptados para as atividades do Conselho.

Para Navolar o prédio será inteligente. “Esta obra pode até se tornar referência para a cidade e servir de semente para uma futura certificação”, explica.”