xangai2010-br-01

A AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) e a APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e investimentos), segundo informações publicadas na PINIweb nesta data, realizaram concurso para o Pavilhão Brasileiro na Expo Xangai 2010. O projeto vencedor é de autoria do arquiteto Fernando Brandão, que concorreu com Klaus Dal Pai Bohne, Tria Sistemas de Arquitetura, Gustavo T. Bertozzi e Nexo Arquitetura e Construções.

Ainda segundo a referida notícia, o projeto vencedor é baseado nas “Cidades Pulsantes” do Brasil. O arquiteto Marcel Tanaka, um dos autores do projeto, declarou ao portal PINIweb:

“A fachada do pavilhão, na forma de um parêntese invertido, representa justamente essa pulsação. Em desenhos animados essa forma sempre representa algo vibrando, pulsando. Por isso, desenvolvemos essa fachada, que será feita com pedaços sobrepostos de madeira reciclada e pintada de verde, que vão ser apoiadas em uma estrutura metálica. Tanto a cor, que representa a bandeira nacional, quanto as madeiras sobrepostas, que lembram os artesanatos em palha, são referências ao País.”

(…)

“O pavilhão possuirá dois pavimentos. No superior, no qual os visitantes entrarão primeiro ao subir uma passarela, está prevista uma sala de espelhos que refletirão vídeos com atmosferas de urbanidades brasileiras, como a avenida Paulista, o metrô da Sé e a praia de Copacabana. Já no térreo, os visitantes vão encontrar referências da Copa do Mundo de 2014, painéis mostrando projetos de sustentabilidade e urbanismo em todo o País e um lounge televisivo, para que o espectador tenha contato com o cotidiano brasileiro. Por fim, ao sair do pavilhão, terá uma loja com produtos do País e um restaurante com comida típica brasileira.”

Veja abaixo algumas imagens do projeto.

_________________________________________________________________________________________

Nota do editor – portal concursosdeprojeto.org

Não foram localizadas nas páginas da AsBEA ou da APEX na internet informações sobre o referido concurso. Não há informações sobre quando a seleção foi realizada, quais foram os procedimentos, se o concurso foi restrito a convidados, qual a comissão julgadora ou sobre os critérios de seleção. Em nenhuma das referidas páginas foram encontrados registros de anúncios do lançamento do referido concurso. O portal concursosdeprojeto.org entrou em contato, por meio de correio eletrônico, com as duas instituições e aguarda maiores informações sobre o referido concurso. Foi contactada também a Assessoria de Comunicação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que em 2008 assinou contrato para a participação do Brasil na Expo Xangai 2010.

Veja aqui outras notícias relacionadas à Expo Xangai 2010.

_________________________________________________________________________________________

Fonte: PINIweb