projetar2009

Será realizado, entre os dias 13 e 16 de outubro, na Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo, o PROJETAR 2009, que terá como tema: “PROJETO COMO INVESTIGAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E PRÁTICA”.

_________________________________________________________________________________________

O “PROJETAR” nasceu em 2003 como um encontro de profissionais e professores arquitetos & urbanistas com o tema “Projetar: desafios e conquistas da pesquisa e do ensino de projeto”. Três encontros nacionais do PROJETAR já foram realizados: em 2003 (PROARQ/UFRN, Natal), em 2005 (PROARQ/UFRJ, Rio de Janeiro com tema “Rebatimentos, práticas e interfaces”) e em 2007 (PROPAR/UFRGS, Porto Alegre com o tema “O Moderno já passado | O passado no Moderno: Reciclagem, Requalificação, Rearquitetura”).

O IV PROJETAR 2009 pretende seguir colaborando na renovação de caminhos e na consolidação do ensino e pesquisa em arquitetura & urbanismo, tendo com foco o Projeto, ativando a mútua repercussão entre ensino e pesquisa e integrando efetivamente ensino, pesquisa e prática.

_________________________________________________________________________________________

A programação já foi anunciada   e inclui a apresentação de dezenas de artigos de pesquisadores do Brasil e de diversos países, em torno do tema PROJETO COMO INVESTIGAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E PRÁTICA”, além de conferências de convidados nacionais e internacionais. Confira na página do PROJETAR2009 a programação atualizada.

A editoria do portal concursosdeprojeto.org destaca, dentro da extensa e rica programação do evento, a Mesa Redonda – Concursos, que ocorrerá no dia 14 de outubro  e que contará com a seguinte programação:

Coordenação – Profa. Maisa Veloso

Concursos de projeto e conflitos de interesse na gestão do espaço público.
Fabiano Sobreira

Concursos de arquitetura e sustentabilidade: entre a retórica e a prática. O enfoque ambiental nos concursos realizados no Brasil e no Canadá entre 2000 e 2007.
Fabiano Sobreira

O julgamento de projetos em contexto profissional: uma análise de quatro concursos de Arquitetura no Brasil.
Maisa Veloso

O projeto como investigação | A investigação (e documentação) do projeto – Arquiteturas de concursos no Rio Grande do Sul: Monitoramento e Acervo (1984-2006).
Sergio M. Marques

Concursos de Arquitetura: método e inovação nos concursos Europan.
Julia Spinelli, Leandro Medrano.

Representações de Arquitetura em concursos.
Pablo Gleydson de Sousa, Daniel Fernandes Macedo.

_________________________________________________________________________________________

Além dos trabalhos apresentados na Mesa Redonda, outros artigos incluídos na programação tratam (direta ou indiretamente) do tema Concursos, dentre os quais:

Análise do projeto vencedor do Concurso HabitaSampa, na gestão 2001-2004. Conjunto Assembléia –Arquitetos: Marcelo H. Morettin e Vinicius Andrade.
Paulo Duarte Simões, Eunice Helena Sguizzardi Abascal

Reatualizando Gottfried Semper: entre exposições universais, concursos e teoria do projeto.
Izabel Amaral

_________________________________________________________________________________________

A editoria do portal concursosdeprojeto.org planeja publicar os artigos do evento que sejam relacionados ao tema Concursos na seção Ensaios e Debates, série especial PROJETAR2009.