Concurso – Teatro Municipal de Itapeva -SP

3º colocado – Nonato Veloso

____________________________________________________________________________________

Memorial Descritivo

A implantação

A idéia é tratar a Câmara Municipal de Itapeva e o Teatro proposto como um espaço cívico integrado, onde o poder público e a cultura sejam uma constante no calendário da cidade.

Propomos então uma alameda central exclusivamente para pedestres, que organiza o espaço público e distribui os fluxos dentro deste grande quadrilátero capaz de oferecer múltiplas atividades simultâneas à população.

O automóvel circula pelas laterais e pelo fundo do terreno de modo a não criar conflitos com as atividades e os diversos fluxos de pedestres.

Considerando que a grande Praça Cívica será capaz de induzir uma expansão e uma qualidade urbana em seu entorno imediato, estamos prevendo uma futura conexão das ruas e caminho de pedestres com a área posterior, adjacente ao terreno, onde concentramos a maior parte dos estacionamentos.

O Teatro

Acomodado no perfil natural do terreno evitando grandes desaterros, o tetro oferece além do palco, platéia e demais dependências em seu interior, duas outras possibilidades de apresentações externas, uma na parte frontal voltada para a Avenida Vaticano, como uma ante sala do foyer, contendo escadaria/arquibancada conferindo monumentalidade ao acesso, e outra na parte posterior, como uma expansão do palco interno, solução recorrente semelhante a adotada no Parque do Ibirapuera, visando um maior aproveitamento do espaço e mais opções para concertos e apresentações diversas.

Procuramos garantir a acessibilidade universal a partir da possibilidade do trânsito entre os níveis da edificação através de rampas, escadas e elevador.

A disposição das fileiras de cadeiras procurou contemplar a curva de visibilidade de forma confortável e as placas de reflexão sonora, bem como os materiais a serem utilizados no interior da sala de espetáculos deverão atender a um tempo de Reverberação [ TR ] que leve em conta o som emitido tanto pela palavra quanto pela música, de forma balanceada.

A idéia é propor materiais eco eficientes sempre que possível, desde pisos e revestimentos, forros e materiais recicláveis, tintas e solventes isentos de COVs.

O sistema construtivo

Ao optar por uma linguagem arquitetônica referenciada na moderna arquitetura brasileira, levando em conta os dados climáticos e demais aspectos que influem para a eco-eficiência do conjunto, decidimos por utilizar materiais e técnicas de uso comum, como o concreto e a alvenaria de tijolos, podendo contar com mão de obra não específica, de domínio geral em todo o país.

Estamos prevendo o reuso das águas cinzas e sua armazenagem em reservatório subterrâneo, além de placas de aquecimento solar e placas fotovoltaicas, para a geração de energia limpa, estas podendo ser implantadas ao longo dos primeiros anos de funcionamento do teatro.

______________________________________________________________________________________

Veja abaixo as imagens das pranchas submetidas ao concurso:

_______________________________________________________________________________________

Ficha Técnica

Arq.Nonato Veloso – Autor / Coordenador

Arq Cláudio de Sá – Co-autor