8a BIA – SP – EXPO ESTUDANTES – 1º prêmio

8ª BIA – Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo

Expo Estudantes

1º prêmio

Estudantes: Beni Goltsman Barzellai, Guilherme Lozinsky, Mariana Magalhães Costa e Patrícia Tinoco

Professor Orientador: Vera Hazan

Instituição de Ensino: PUC- RIO

________________________________________________________________________________

O sistema resume-se a um prisma de 3,70 x 8,00 x 3,70m, constituído por módulos espaciais de 1,85 x 2m. A articulação destes módulos permite uma resolução compacta e funcional da planta. O espaço é envelopado por uma estrutura autoportante de ripas de madeira. É à estrutura que será atribuída a identidade do objeto: um invólucro que, apesar de sua ortogonalidade formal, possui grande flexibilidade, tornando-se piso, parede, teto e mobiliário.

Memorial Descritivo

Espacialidade

Evidencia-se uma dicotomia: a alternância entre o aberto e o fechado do seu invólucro atribui ao espaço interno uma identidade ambígua. Uma condição que oscila entre o abrigo resultante de um ambiente penetrável, e uma estrutura vazada que expõe o visitante à intempérie. É estabelecida uma relação entre o sujeito com o clima natural e os arredores. O parque adentra o quiosque, transformando a percepção do visitante sobre o espaço. Aqui, a arquitetura não é constituída apenas por elementos tradicionais do ofício, mas também por sons, cheiros e sensações instigados por este contato com o parque.

Originalidade

O objeto mal toca o chão, sustentando-se sobre um sistema de rodas e apoios fixos. O sistema de intervalos desencontrados do ripado permite que os módulos da circulação deslizem sobre os módulos dos espaços de vivência. Sendo assim, o fechamento para a segurança do quiosque requer um movimento que transforma o aspecto do objeto como um todo.


A flexibilidade do sistema permite uma multi funcionalidade de seus componentes. A rampa de acesso e o balcão do bar, por exemplo, tornam-se paredes, permitindo o fechamento do quiosque. Da mesma forma, painéis externos se transformam em espaços de comunicação e publicidade, bancos e bicicletários são criados a partir de alguns módulos de ripas.

Conectividade

O ponto de partida do projeto é o seu método construtivo. Elaborou-se um pensamento à escala do detalhe, distinguindo-o como um módulo a ser repetido. O detalhe torna-se o elemento norteador do projeto: as variadas possibilidades de encaixe permitem a criação de novas formas que, por sua vez, dão margem a diferentes apropriações pelo indivíduo. Sendo assim, o sistema de encaixes emerge como uma metonímia, um elemento de base que se manifestará no objeto com um todo.

Há uma franqueza e uma transparência no sistema: além de sua estrutura ser posta em evidência, preserva-se um distanciamento das placas do piso das laterais da circulação, permitindo uma visualização do ripado de suporte por baixo.

Sustentabilidade

Considerando a facilidade e a rapidez de execução, são ressaltados os benefícios da utilização da madeira. A partir do estudo de suas propriedades, foram definidos o desenho e o dimensionamento das peças que compunham o sistema, visando principalmente a otimização do material. O sistema de ripas permite a ventilação cruzada dos ambientes.

Em termos do funcionamento do quiosque, o emprego de placas fotovoltaicas na cobertura proporciona uma autossuficiência energética. Há previsão de reutilização de águas pluviais para a descarga dos sanitários, e a liberação do solo permite uma maior absorção da água da chuva.

__________________________________________________________________________________________________

Agradecemos aos autores pela disponibilização do projeto.


2 respostas em “8a BIA – SP – EXPO ESTUDANTES – 1º prêmio

  1. Olá Patrícia,

    Agradecemos pelos comentários e pela visita ao portal.
    Sobre sua sugestão, você deve ter observado que em todos os projetos publicados (quando há imagens disponíveis), ao clicar na imagem, uma nova janela é aberta, com a imagem em maior resolução. É o caso deste projeto, por exemplo.

    Ficamos à disposição.

    Fabiano Sobreira
    editor responsável
    concursosdeprojeto.org

  2. Parabéns ao site por divulgar todo esse material! Contudo seria interessante se algumas das imagens pudessem abrir em outra janela ampliadas. Dessa forma alguns detalhes, principalmente nos desenhos técnicos, poderiam ser vistos com mais clareza!

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s