8a BIA – SP – EXPO PROFISSIONAIS – Obras Concluídas – Expo Zaragoza

8ª BIA – Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo

Expo Profissionais – Obras Concluídas

Menção Honrosa

Título do trabalho: Edifício de Participantes e Urbanização Expo Zaragoza

Autores: Cesar Azcárate Gómez, Raimundo Bambó Naya

Colaboradores: Julio Alonso, José Maria Moreno, Esther Gómez, Roberto Villar, Miguel Fontgivell e Maria Teresa Moreno.

Localizaçao: Meandro de Ranillas, Zaragoza – Espanha

_________________________________________________________________________________________________

Memorial Descritivo

O projeto do espaço EXPO Zaragoza 2008, a sua envolvente e a concepção dos edifícios que abrigariam a maior porcentagem da parte expositiva, como os pavilhões internacionais e os das comunidades autónomas representou um desafio sob vários pontos de vista.

Em primeiro lugar, o caráter internacional da exposição obrigava a respeitar um formato específico, que implicava desenhar os pavilhões da exposição segundo um conceito de edificaçao comum. Este fato obrigou a entender o carácter unitário da intervenção, de tal forma que se abria a oportunidade para deixar Zaragoza com um conjunto edificado digno e integrado com a sua envolvente natural e urbana.

Em segundo lugar, a ocasião de projetar o espaço de modo que, no periodo pós-EXPO, com as menores interferencias possíveis, o conjunto se pudesse destinar ao setor serviços e de lazer, contribuindo assim para criar, completar e consolidar uma nova e interessante zona urbana.

Em terceiro lugar, o objetivo de criar uma forte identidade no conceito arquitetônico e urbano, introduzido através de uma grande cobertura ecológica com formas sinuosas, que dota de imagem e coerência a intervenção. Este elemento além de aglutinar todos os pavilhões de participantes e defi nir os percursos de circulação, proporciona ao mesmo tempo importantes sombras tendo em conta o calor que se faria sentir no verão quando a exposição tivesse lugar.

Por ultimo, a incorporação do conceito e tema da EXPO 08, “Água e Desenvolvimento Sustentável” como gerador de todo o projeto, não só do ponto de vista conceitual mas também no campo referente a temas práticos como a energia.

Um dos aspectos mais relevantes do projeto é a utilização de formas orgânicas, inspiradas na fluidez da água, associadas ao mesmo conceito de procura de espaços continuos, fluidos e agradáveis, lembrando de alguma maneira a forma natural como a água atua na natureza.

________________________________________________________________________________________________

Agradecemos aos autores pela disponibilização do projeto.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s