Resultado – Concurso – Revitalização do Calçadão de Canoas – RS

Em julho de 2009 foi anunciado o lançamento do Concurso para a Revitalização do Calçadão de Canoas, no Rio Grande do Sul, que teve como objeto – segundo o edital – a renovação do ambiente urbano, a recuperação da qualidade do acervo construído e a requalificação dos espaços públicos livres. O projeto deveria valorizar, em quantidade e qualidade, os espaços públicos destinados à circulação, acessibilidade, estar, lazer, cultura, especialmente em função dos fluxos de pedestres, incluindo tratamento paisagístico, bicicletários e sanitários, entre outros elementos do programa.

Veja abaixo os vencedores do concurso:

(os projetos serão publicados à medida em que forem disponibilizados pelos autores)

_________________________________________________________________________________________

1º Lugar

Leonardo Arnold Mader


_________________________________________________________________________________________

2º Lugar

Luciana Sudbrack Born


_________________________________________________________________________________________

3º Lugar

Eduardo Cavasotto


_________________________________________________________________________________________

4º Lugar

Ilka Maria Paraíso e Patrícia Santana


_________________________________________________________________________________________

Fontes: PiniWeb e Prefeitura de Canoas


11 respostas em “Resultado – Concurso – Revitalização do Calçadão de Canoas – RS

  1. Intriga-me a clara referência (para não dizer cópia) do projeto de Decio Tozzi para a Rua Comercial Oliveira Lima, que Eduardo Cavasotto usa em seu projeto. Tenho plena convicção de que não devemos inventar a roda toda vez que fazemos um projeto, mas uma banca julgadora classificar em terceiro lugar um projeto que não teve a sensibilidade de ao menos adaptar uma idéia prévia, é no mínimo estranho.

  2. Bem, não sei se algum dos leitores visitou recentemente a cidade de Bilbao, na Espanha, mas é impressionanete a semelhança (se é que é só mera semelhança) do projeto vencedor com a ultima intervenção urbana da cidade espanhola! A cobertura das escadas rolante é (não parece, é) a mesma das saídas das estações de metrô de lá; os postes são exatamente iguais aos que estão em frente ao Palacio Euskalduna (Palácio da Música de Bilbao) e os bancos/jardineiras são muito similares aos encontrados na cidade! Bem, fica o registro!

  3. É lamentável ver a qualidade dos projetos escolhidos para o concurso de canoas. O primeiro lugar deletou os portadores de necessidades especiais pois eles não acessam a estação sem rampa, o segundo lugar me parece mais pé no chão mas assim mesmo deixando muito a desejar, o terceiro é algo surreal, acredito que o pessoal do juri não se deu conta da dimensão dos pórticos sugeridos no projeto, até porque aquelas cores é algo insuportável de se conviver diariamente, coitado dos canoenses se tivessem que passar por ali todos os dias, o quarto lugar, sem comentários, foi só pra prestigiar a participação dos paulistas. Vou aguardar pra ver a construção disso tudo, pois o projeto vencedor encheu os olhos do juri , mas com certeza é inviável financeiramente. Vamos ver se a prefeitura que ajudou na escolha do vencedor vai ter cacife de bancar essa obra.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s