Em julho de 2009 foi anunciado o lançamento do Concurso para a Revitalização do Calçadão de Canoas, no Rio Grande do Sul, que teve como objeto – segundo o edital – a renovação do ambiente urbano, a recuperação da qualidade do acervo construído e a requalificação dos espaços públicos livres. O projeto deveria valorizar, em quantidade e qualidade, os espaços públicos destinados à circulação, acessibilidade, estar, lazer, cultura, especialmente em função dos fluxos de pedestres, incluindo tratamento paisagístico, bicicletários e sanitários, entre outros elementos do programa.
Veja abaixo os vencedores do concurso:
(os projetos serão publicados à medida em que forem disponibilizados pelos autores)
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
2º Lugar
Luciana Sudbrack Born
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
4º Lugar
Ilka Maria Paraíso e Patrícia Santana
_________________________________________________________________________________________
Fontes: PiniWeb e Prefeitura de Canoas
Acho que o quarto lugar se enganou de cidade, eu moro em Canoas e não sei pra onde projetaram aquilo ali, pro centro que não foi.
Intriga-me a clara referência (para não dizer cópia) do projeto de Decio Tozzi para a Rua Comercial Oliveira Lima, que Eduardo Cavasotto usa em seu projeto. Tenho plena convicção de que não devemos inventar a roda toda vez que fazemos um projeto, mas uma banca julgadora classificar em terceiro lugar um projeto que não teve a sensibilidade de ao menos adaptar uma idéia prévia, é no mínimo estranho.
sem comentários !
está fora de escala !
UM PIOR QUE O OUTRO !!!!
qualidade de projeto ! nota 0
isso não é ARQUITETURA!
Bem, não sei se algum dos leitores visitou recentemente a cidade de Bilbao, na Espanha, mas é impressionanete a semelhança (se é que é só mera semelhança) do projeto vencedor com a ultima intervenção urbana da cidade espanhola! A cobertura das escadas rolante é (não parece, é) a mesma das saídas das estações de metrô de lá; os postes são exatamente iguais aos que estão em frente ao Palacio Euskalduna (Palácio da Música de Bilbao) e os bancos/jardineiras são muito similares aos encontrados na cidade! Bem, fica o registro!
impressão,
perguntar não ofende
venceu o melhor render ???
Parabéns Mader e equipe! Muito bom o projeto!
Abraço,
Luciano
o nível dos projetos é algo²
Deficientes tem que se contetar em utilizar elevadores em espaços públicos.. lamentável
Os portadores de deficiência física acessam a estação através de um elevador. Está na planta baixa da passarela.
É lamentável ver a qualidade dos projetos escolhidos para o concurso de canoas. O primeiro lugar deletou os portadores de necessidades especiais pois eles não acessam a estação sem rampa, o segundo lugar me parece mais pé no chão mas assim mesmo deixando muito a desejar, o terceiro é algo surreal, acredito que o pessoal do juri não se deu conta da dimensão dos pórticos sugeridos no projeto, até porque aquelas cores é algo insuportável de se conviver diariamente, coitado dos canoenses se tivessem que passar por ali todos os dias, o quarto lugar, sem comentários, foi só pra prestigiar a participação dos paulistas. Vou aguardar pra ver a construção disso tudo, pois o projeto vencedor encheu os olhos do juri , mas com certeza é inviável financeiramente. Vamos ver se a prefeitura que ajudou na escolha do vencedor vai ter cacife de bancar essa obra.