Revitalização do Calçadão de Canoas – RS – 3º lugar

Concurso – Revitalização do Calçadão de Canoas

3º lugar

Eduardo Cavasotto

______________________________________________________________________

Memorial Descritivo

O projeto tem a intenção de resgatar e qualificar os espaços públicos do centro da cidade de canoas, para isso foi desenvolvido uma proposta que basicamente divide-se em três partes bem distintas, a primeira visa qualificar o espaço do calçadão, principal área de comercio do centro da cidade, dotada de um trafico intenso de pedestres durante o dia, potencializado ainda mais pela estação do trensurb, que acaba fracionando a cidade em duas partes, criando um grande problema de circulação entre os dois lados.

Devido ao grande transito de pessoas o local acaba também atraindo ambulantes, camelôs, que se instalam por ali gerando transtornos e desvalorização do espaço público, já à noite esse espaço fica deserto, basicamente desprovido de qualquer vida noturna, quando o comercio fecha o movimento diminui drasticamente, e sem movimento o locar fica abandonado, limitando aos poucos que transitam em direção a estação, fato que gera insegurança ao local.

A proposta então procura inovar propondo um novo acesso a estação da trensurb, através de uma grande laje que descarregaria em duas escadas rolantes nas extremidades, assim abriria espaço para passagem de veículos como ambulâncias, carro de bombeiros, viaturas, alem de reservar um espaço coberto para carga e descarga. Também será criado um sistema de pórticos em concreto armado, afastado dois metros da fachada das edificações e alinhados pelos limites dos lotes, pórticos que alem de terem a função de organizar a publicidade das lojas, também vão receber uma cobertura translúcida, conferindo ao espaço um status de ‘‘shopping de rua’’, aonde seriam instalados novos quiosques, que abrigariam os ambulantes. Estes quiosques juntamente com um novo mobiliário urbano ao qual foi desenvolvido, um design diferenciado, com o intuito de personalizar o ambiente criando para este local da cidade uma identidade própria, assim o calçadão passaria a ter um espaço apropriado e qualificado para pratica do comercio, alem de ainda preservar áreas para as demais atividades e manifestações culturais.

A segunda parte do projeto seria qualificar o largo ao lado da praça da bandeira, espaço que hoje esta ocupado por um estacionamento, e alguns ambulantes. Com a divisão provocada pela linha do trem, esta parte da cidade ainda mantém um caráter de bairro, o centro da cidade não se expandiu para este lado, aqui o movimento é menor e as ruas são mais calmas, aqui o projeto propõe criar um espaço que se integre à praça da bandeira, tornando-se mais uma opção de lazer para comunidade. Nesse intuito o espaço é reorganizado, é criado junto aos canteiros e a rampa do trensurb, quiosques e deques de madeira com espaço para mesas, alem de um volume em madeira tipo pergolado, que abrigara uma brinquedoteca, e um espaço de múltiplo uso com jogos, e que ao mesmo tempo possa abrigar feiras de artesanato num certo dia da semana. O porticado utilizado no calçadão se estende em uma linha imaginaria, no mesmo alinhamento definindo a área de trânsito de veículos e conferindo uma unidade ao projeto.

A terceira e ultima parte do projeto abranje a praça da bíblia, junto a BR 116, a praça da bíblia e a própria Rua Tiradentes já possuem projeto de reformulação da sua pavimentação, conferindo ao projeto apenas definir as instalações dos comerciantes e o mobiliário urbano da praça, aqui basicamente o projeto se propõe a reorganizar a publicidade das lojas, prolongando as arcadas do calçadão pela Rua Tiradentes até a praça da bíblia de maneira a uniformizar as marquises e atribuir uma unidade ao projeto, na praça o mobiliário e as bancas dos comerciantes seguem a mesma linguagem atribuída no calçadão e no largo da Praça da Bandeira, o que contribui para reafirmar a identidade do local.

_______________________________________________________________________________________

Agradecemos aos autores pela disponibilização do projeto.


______________________________________________________________________

Agradecemos aos autores pela disponibilização do projeto.


Uma resposta em “Revitalização do Calçadão de Canoas – RS – 3º lugar

  1. Gostei muito do projeto e da organização nas pranchas, mas como moradora achei um tanto exagerado aqueles arcos … mas o calcação coberto seria uma boa pedida!

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s