Revitalização do Calçadão de Canoas – RS – 1º lugar

Atualizado em 14.janeiro.2010

Concurso – Revitalização do Calçadão de Canoas

1º lugar

Leonardo Arnold Mader

_______________________________________________________________________________

Memorial Descritivo

Canoas recebe um projeto de intervenção de qualidade que faz juízo à sua história e importância. Pensamos a área do Calçadão da Cidade, da qual fazem parte o Calçadão, o Largo da Praça da Bandeira, parcela da Rua Tiradentes adjacente a Praça da Bíblia e esta última, com soluções de urbanismo e arquitetura adequadas, inovadoras, sustentáveis e econômicas para sua revitalização e qualificação.

Valorizamos e garantimos os principais eixos de visualização utilizando vegetação em altura e equipamentos que marcam e ressaltam a idéia de centralidade proposta. Garantindo espaços públicos de qualidade, inserimos diversos equipamentos e mobiliários a fim de valorizar a circulação, acessibilidade, estar, lazer, cultura, usos e tratamento paisagístico. Acreditamos que esta intervenção possa ajudar na expansão, renovação e valorização da atividade comercial da área, em outras palavras, trazer mais vida para o centro da cidade.

Assim é notável a percepção do movimento nas linhas do projeto, também, a austeridade e elegância na definição dos equipamentos urbanos. Desta mesma forma a intervenção na passarela da estação do Trensurb e as linhas geradoras do mobiliário urbano são únicas e pontuais com a intenção de caracterizar elementos peculiares e singulares da Cidade de Canoas fornecendo uma identidade, assim como Londres possui a cabine telefônica vermelha tão peculiar e reconhecida.

Os elementos vão desde singelas barreiras para veículos até dois interessantes tipos de luminárias, de bancos austeros a exóticas floreiras com bancadas para sentar, ainda, não menos importante: bebedouro, bicicletário, totem de sinalização, cabine telefônica, lixeiras com separação de lixo, estande para Feira do Livro e pequenos módulos para ponto comercial.

O Calçadão recebe uma série de mobiliários e equipamentos urbanos, projeto paisagístico de piso e vegetação, e o novo acesso da Estação Canoas La Salle da Trensurb, a fim de prover passagem/entrada de ambulâncias e caminhões de bombeiros.

O Largo da Praça da Bandeira passa a ser um espaço multiuso com projeto paisagístico marcante e inserção de mobiliários e equipamentos urbanos pertinentes a esse espaço.

A parcela da Rua Tiradentes e a Praça da Bíblia, da mesma forma que as outras, recebem mobiliários e equipamentos urbanos desenhados. Além de uma reformulação dos pontos comerciais presentes na praça e uma valorização dos eixos e fluxos com espaços mais atrativos e interessantes por meio de vegetação e obras de arte. Assim a população canoense recebe um novo centro de comércio, cultura e lazer com elementos instigantes que afirma uma nova identidade cultural para a cidade.

Sustentabilidade e acessibilidade:

Os espaços foram pensados em termos de acessibilidade universal, para tanto temos faixas táteis ao longo de todo projeto, rampas, elevadores e sanitários que atendem os usuários. Quanto a sustentabilidade, buscamos materiais de grande durabilidade, uso de madeira local de reflorestamento pinus autoclavado no mobiliário urbano e bancas, novos pontos comercias da Praça da Blíblia com captação da água da chuva e painéis solares onde necessários, uso de materiais recicláveis como concreto e aço, previlegiando a illuminacao e ventilação natural, equipamentos de fácil e econômica execução, uso da mão-de-obra local, instalações de biciclétarios e lixeiras para coleta seletiva.






____________________________________________________________________________________

Ficha Técnica

Equipe – Projeto

Arq. Leonardo Mader

Arq. Fernanda Kionka Mader

Arq. Maximiliano Beck

Acadêmico Rafael Lima

CONSULTOR

Arq. Ricardo Michelon (Orçamento Obra)

____________________________________________________________________________________

Agradecemos aos autores pela disponibilização do projeto.

Uma resposta em “Revitalização do Calçadão de Canoas – RS – 1º lugar

  1. aparentemente o projeto e muito bom mais prescisamos de mais detalhes sobre a praça de alimentaçao e camelodromo da praça da emancipaçao de canoas estamos sem saber o nosso futuro
    associaçao assovacan

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s