Colóquio Internacional – crítica do julgamento nos concursos de arquitetura, urbanismo e paisagismo

______________________________________________________________________________________

78º Congresso da Associação Francófona do Saber (ACFAS)

Colóquio Internacional – A crítica do julgamento nos concursos de arquitetura, urbanismo e paisagismo

CHAMADA DE TRABALHOS PARA DOUTORANDOS E JOVENS PESQUISADORES EM ARQUITETURA, URBANISMO E PAISAGISMO

Para trabalhos escritos e apresentados em francês. Envio de trabalhos até 8 de fevereiro de 2010.

______________________________________________________________________________________

No contexto do 78º Congresso da Associação Francófona do Saber (ACFAS), o Laboratório de Estudo da Arquitetura Potencial (L.E.A.P) da Faculté de l’aménagement de l’Université de Montréal organiza um colóquio internacional sobre o tema:

“A crítica do julgamento nos concursos de arquitetura, urbanismo e paisagismo”

O colóquio será realizado nos dias 12 e 13 de maio de 2010 na Université de Montréal e fará parte de um grande encontro científico da ACFAS que agrupa diversas disciplinas.

______________________________________________________________________________________

Além das apresentações dos trabalhos de pesquisadores e doutorandos o colóquio contará com os seguintes conferencistas:

Joris van Wezemael, Professor de Geografia Humana – Universidade de Friburgo – Alemanha – responsável pela primeira equipe de pesquisa suiça sobre a gestão e organização de concursos de arquitetura e urbanismo

Fabiano Sobreira, arquiteto e urbanista, pesquisador com enfoque em Concursos de Arquitetura e Urbanismo, analista legislativo da Câmara dos Deputados (Brasil), professor  (Centro Universitário de Brasília).

Jean-François Bordron, professor (Limoges, França), pesquisador sobre Semiótica da Estética

Gilles Prud’homme, arquiteto, professor convidado da Université de Montréal, Presidente do Comitê de Concurso da Ordem de Arquitetos do Québec.

____________________________________________________________________________________________

O colóquio tem o objetivo de contribuir para o reconhecimento do “problema do júri e do julgamento”, tema pouco abordado em pesquisas científicas. Tendo como fundamento os trabalhos de teóricos e historiadores, filósofos da linguagem e semioticistas do texto e dos elementos visuais, trata-se de identificar os parâmetros de uma crise contemporânea do julgamento nos concursos de arquitetura, urbanismo e paisagismo. Trata-se de um panorama e uma cartografia epistemológica que permita melhor definir as operações de avaliação, seleção, escolha, comparação e decisão, distinguindo: o papel dos atores, os procedimentos e a crítica. As seguintes questões serão abordadas:

– Questões de representatividade do júri: do especialista ao eleito, passando pelo gestor público – como se constitui a representação do interesse público? Como o julgamento arquitetônico se insere na heterogeneidade da composição do júri?

– Questões de procedimentos de julgamento e de sua legitimidade: o que é um critério de julgamento nos domínios da arquitetura, paisagismo e urbanismo? Quais são as modalidades de conflitos de interpretação entre os níveis da concepção (arquiteto, urbanista, ‘designer’), do júri (heterogêneo) e dos receptores  (cliente, usuários, mídia).

– Questões de cultura crítica: que cultura crítica se encontra em um júri e quais tensões existem entre a pesquisa da qualidade e aquela do desempenho? Quais julgamentos estimulam ou inibem a participação do público no debate sobre o espaço público?

O colóquio visa contribuições científicas nos campos da teoria e da prática da argumentação e do julgamento arquitetônico, com contribuições diretas às pesquisas sobre concursos e à história da arquitetura contemporânea, assim como suporte à decisão dos gestores públicos e à formação permanente de um quadro de organizadores de concursos nos diversos domínios da concepção e da criação.

______________________________________________________________________________________________

Responsáveis pelo colóquio:

Jean-Pierre Chupin, professor titular – Université de Montréal, diretor do L.E.A.P e responsável pelo Catálogo de Concursos Canadenses.

jean-pierre.chupin@umontreal.ca

Jacques White, professor – Université Laval, responsável pela formação de conselheiros profissionais (profissionais que organizam concursos para a Ordem de Arquitetos do Québec)

jacques.white@arc.ulaval.ca

______________________________________________________________________________________________

Clique aqui para mais informações sobre o evento.

Uma resposta em “Colóquio Internacional – crítica do julgamento nos concursos de arquitetura, urbanismo e paisagismo

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s