Concurso Internacional de Ideias – RomeCityVision

_____________________________________________________________________________________

Concurso Internacional de Ideias

RomeCityVision


Objetivo:

“RomeCityVision é um concurso de ideias  que tem como objetivo melhorar a conexão entre a Roma histórica, do presente e do futuro e procura incentivar uma evolução crítica da historiografia da arquitetura. A cidade italiana manifesta a falta de um planejamento urbano contemporâneo e a presença de intervenções arquitetônicas relativamente ineficazes. O objetivo deste concurso de ideias é estimular a imaginação, por meio do uso de materiais, eco-tecnologias, softwares paramétricos, organização territorial para uma visão de futuro sobre a cidade de Roma. Globalização, questões ambientais, o futuro da historiografia da cidade, adaptabilidade e práticas digitais emergentes são alguns dos elementos que devem ser levados em consideração.

A proposta pode abordar um monumento, estradas, distritos ou até mesmo toda a cidade. Por esta razão, não há restrições de lugar, programa ou dimensão para o projeto. O objetivo é maximizar a liberdade, com a intenção de alcançar propostas inovadoras. As propostas devem estimular e aumentar a habitabilidade e a experiência urbana do cidadão comum.

Promoção e Organização: CityVision Magazine

Local: Roma – Itália

Tipo de Concurso: internacional, de ideias

Quem pode participar:

Profissionais e estudantes de arquitetura de áreas afins, sem restrição de nacionalidade.


Cronograma:

Lançamento do concurso:  27.fev.2010

Inscrições: até  28.mai.2010

Entrega dos trabalhos: até 02.jun.2010

Resultado: 15.jun.2010

Prêmios:

1º lugar – 1500 Euros

2º lugar  – 600 Euros

3º lugar – 400 Euros

_________________________________________________

Para mais informações acesse aqui a página oficial do concurso.

_________________________________________________________________________________

Os interessados devem consultar diretamente a coordenação do concurso para eventuais atualizações e alterações relativas ao concurso anunciado.

3 respostas em “Concurso Internacional de Ideias – RomeCityVision

  1. Bom, o fascismo pode ter sido terrível na maioria dos aspectos, mas em matéria de urbanismo foi simplesmente brilhante… Não só em Roma, mas em Milão, Turim, Adis Abeba, etc. Há muito o que se aprender com a arquitetura e o urbanismo italianos dos anos 20 e 30.

  2. Concordo plenamente com o amigo acima. Devido a idéia vaga e ao valor relativamente desprentecioso, o concuro deveria eleger uma frase e nao nossas “idéias” arquitetônicos envolvendo um estudo tão amplo. Para o povo italiano tentar alterar de forma contemporânea a cidade de Roma seria como reviver a máquina mortífera do patrimônio romano na era fascista. Bah!

  3. Um “Grand Paris” de brinquedo… O objetivo do concurso, que conseguiu socar em uma frase sem nexo vários dos conceitos chamativos do momento, e o valor da premiação deixam claro que os organizadores estão mais interessados em imagens para divulgação do que em soluções consistentes.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s