_____________________________________________________________________________________
Concurso Internacional de Ideias
RomeCityVision
Objetivo:
“RomeCityVision é um concurso de ideias que tem como objetivo melhorar a conexão entre a Roma histórica, do presente e do futuro e procura incentivar uma evolução crítica da historiografia da arquitetura. A cidade italiana manifesta a falta de um planejamento urbano contemporâneo e a presença de intervenções arquitetônicas relativamente ineficazes. O objetivo deste concurso de ideias é estimular a imaginação, por meio do uso de materiais, eco-tecnologias, softwares paramétricos, organização territorial para uma visão de futuro sobre a cidade de Roma. Globalização, questões ambientais, o futuro da historiografia da cidade, adaptabilidade e práticas digitais emergentes são alguns dos elementos que devem ser levados em consideração.
A proposta pode abordar um monumento, estradas, distritos ou até mesmo toda a cidade. Por esta razão, não há restrições de lugar, programa ou dimensão para o projeto. O objetivo é maximizar a liberdade, com a intenção de alcançar propostas inovadoras. As propostas devem estimular e aumentar a habitabilidade e a experiência urbana do cidadão comum.
Promoção e Organização: CityVision Magazine
Local: Roma – Itália
Tipo de Concurso: internacional, de ideias
Quem pode participar:
Profissionais e estudantes de arquitetura de áreas afins, sem restrição de nacionalidade.
Cronograma:
Lançamento do concurso: 27.fev.2010
Inscrições: até 28.mai.2010
Entrega dos trabalhos: até 02.jun.2010
Resultado: 15.jun.2010
Prêmios:
1º lugar – 1500 Euros
2º lugar – 600 Euros
3º lugar – 400 Euros
_________________________________________________
Para mais informações acesse aqui a página oficial do concurso.
_________________________________________________________________________________
Os interessados devem consultar diretamente a coordenação do concurso para eventuais atualizações e alterações relativas ao concurso anunciado.
Bom, o fascismo pode ter sido terrível na maioria dos aspectos, mas em matéria de urbanismo foi simplesmente brilhante… Não só em Roma, mas em Milão, Turim, Adis Abeba, etc. Há muito o que se aprender com a arquitetura e o urbanismo italianos dos anos 20 e 30.
Concordo plenamente com o amigo acima. Devido a idéia vaga e ao valor relativamente desprentecioso, o concuro deveria eleger uma frase e nao nossas “idéias” arquitetônicos envolvendo um estudo tão amplo. Para o povo italiano tentar alterar de forma contemporânea a cidade de Roma seria como reviver a máquina mortífera do patrimônio romano na era fascista. Bah!
Um “Grand Paris” de brinquedo… O objetivo do concurso, que conseguiu socar em uma frase sem nexo vários dos conceitos chamativos do momento, e o valor da premiação deixam claro que os organizadores estão mais interessados em imagens para divulgação do que em soluções consistentes.