Conjunto Habitacional – Aarhus – Dinamarca

Não apenas museus e centros culturais têm sido objetos de concursos. Nos países escandinavos, por exemplo, a habitação coletiva também tem recebido a atenção dos investidores públicos e privados, que vêem nos concursos uma forma de promoção de qualidade e inovação nos empreendimentos habitacionais. Em 2009 publicamos aqui no portal, por exemplo, o premiado projeto do conjunto habitacional Teglværkshavnen em Copenhague, na Dinamarca, que resultou de um concurso naquele país.

Desta vez publicamos o projeto de um conjunto habitacional em Aarhus, na Dinamarca, desenvolvido pelo escritório CEBRA, com a colaboração de JDS, SeARCH e Louis Paillard. Trata-se de um conjunto de 21.500m2 que combina diversas tipologias de unidades habitacionais e espaços de comércio e serviços. Sob o aspecto volumétrico o projeto foi concebido a partir de diversos prismas pontudos, com alturas variadas, que possibilitam – segundo os autores – maximizar a iluminação e diversificar as perspectivas a partir das unidades habitacionais.

Essa variedade volumétrica também permite uma diversidade tipológica, com a possibilidade de apartamentos de formatos, ambiências e tamanhos diversos. No nível do térreo há unidades que se integram ao espaço exterior, como as tipologias térreas típicas, e no topo, coberturas que se destacam pela riqueza espacial, luminosidade e amplas perspectivas. Entre a base e o topo, uma variedade de tipologias, com varandas, formas e orientações diversificadas. A combinação tipológica foi proposta de maneira a garantir uma diversidade social, com pessoas de faixas etárias, rendas e estruturas familiares diversas.

Empreendimentos de habitação coletiva são oportunidades de proporcionar combinações de usos, não apenas no mesmo edifício, mas eventualmente no mesmo pavimento. No aspecto social, os autores esperam que “as pessoas mais idosas, por exemplo, possam interagir com os mais novos”, que podem se ajudar nas atividades do cotidiano.

______________________________________________________________________________________

Fonte: archdaily.com

2 respostas em “Conjunto Habitacional – Aarhus – Dinamarca

  1. É esse tipo de diversidade, tanto nas tipologias das unidades como na volumetria diversificada, quebrando então a rigidez da cidade e das formas de habitar coletivamente, que nos arquitetos brasileiros deveríamos debater e estudar em nossos projetos. Simplesmente um excelente trabalho.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s