Concurso Habitação para Todos

GRUPO 02 – CASAS ESCALONADAS

Menção Honrosa – Projeto 02

_______________________________________________________________________

Memorial Descritivo

O partido da Casa Piano surge da vontade de equacionar mínimo impacto com máxima efetividade.

Em relação ao primeiro ponto pode-se dizer que o teto verde tem papel fundamental, pois permite que a implantação em dois níveis seja feita com naturalidade, dissolvendo a construção na paisagem. Não obstante, a camada vegetal sobre a casa será responsável por uma absorção de até 500 quilos de carbono, compensando assim, parte das emissões geradas durante a construção. Além disso, a cobertura verde permeável devolve ao ambiente a área que foi perdida com a impermeabilização do solo para o assentamento da habitação. Com isso, não há alteração no volume de águas pluviais para o escoamento, não acarretando em acréscimo para a infra-estrutura urbana, diminuindo inclusive o risco de enchentes.

Do ponto de vista da eficiência do projeto destaca-se a forma da habitação. Esta se faz compacta na fachada sul, objetivando criar menor área de paredes para minimizar as perdas durante o inverno e, escalonada na fachada norte, criando maior área de paredes que aumentam a absorção de calor e luz durante os meses mais frios do ano. Seguindo este conceito, todos os cômodos da habitação possuem aberturas na fachada norte, portanto, recebem luz natural direta durante o inverno e indireta durante o verão. Desse modo, a iluminação natural é abundante durante o ano todo, reduzinho a necessidade de iluminação artificial, economizando energia.

O projeto cromático ainda colabora com essa situação: paredes brancas voltadas para leste refletem a luz proveniente do nascer do sol para dentro da casa e, faixas pretas voltadas para norte, aumentam a absorção de calor proveniente dos raios solares de baixa incidência, durante o inverno. Durante o dia a inércia térmica da construção, potencializada pela pintura preta, absorve calor, o qual será liberado nos cômodos durante a noite, mantendo-os aquecidos até o começo de um novo dia. Ainda dentro do âmbito do conforto térmico, o teto verde contribuí para um bom isolamento da cobertura, impedindo o super-aquecimento da casa durante o verão e mantendo-a aquecida durante o inverno.

Internamente a casa organiza-se em dois níveis. No nível de acesso da habitação, encontram-se: as áreas molhadas, um quarto com acessibilidade universal e, um grande espaço integrado para vida familiar. Neste último, telhas clarabóia inundam com iluminação natural o espaço de trabalho, constituído pela cozinha e sala de jantar. Além disso, as aberturas zenitais podem também ser utilizadas para ventilação, gerando efeito chaminé, renovando constantemente o ar da habitação. O segundo nível da construção pode abrigar até dois dormitórios; com a adição de uma plataforma elevatória estes cômodos podem também tornar-se universalmente acessíveis, desse modo, integrando o cadeirante a todos os cenários do cotidiano da família.

Enfim, a Casa Piano tem como preocupação fundamental propiciar uma melhora na qualidade de vida da família e da comunidade, afinando consciência ambiental e projeto arquitetônico.

_______________________________________________________________________________________

Ficha Técnica

Autores: Diego Brentegani Barbosa, Rafael Novais Passarelli, Thiago Saburo Inoue

_______________________________________________________________________________________

Agradecemos aos autores pela disponibilização do projeto para publicação.