________________________________________________________________________________________
Concurso Internacional de Ideias – Nações Unidas – CEPAL – Chile
Apresentação:
A Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), com sede no Chile, é uma das cinco comissões regionais das Nações Unidas. O edifício sede da CEPAL no Chile é uma obra emblemática do patrimônio moderno, tanto por sua concepção arquitetônica, quanto por sua materialização e foi construído a partir do projeto premiado em concurso de arquitetura realizado no final de 1960, de autoria do arquiteto Emilio Duhart, em equipe com Christián De Groote e Roberto Goycolea.
A CEPAL, ao longo da última década, tem tomado iniciativas de valorização e recuperação do edifício, restituindo seus valores arquitetônicos e revertendo certas intervenções. O edifício sofreu danos no terremoto ocorrido no Chile em 27 de fevereiro de 2010, inclusive danos nas estruturas de ampliações que foram realizadas posteriormente no edifício. A instituição tem desenvolvido diversas ações para restituir as condições originais do projeto, como a recuperação dos espaços livres e a eliminação de intervenções posteriores, assim como a redistribuição dos usos no espaço. Mas o reconhecimento dos valores do edifício implica também em considerar as necessidaes atuais para o desenvolvimento das atividades da CEPAL. Por um lado, para responder às demandas programáticas e espaciais que têm mudado ao longo do tempo e por outro para adequar o edifício aos novos padrões internacionais de segurança, climatização e sustentabilidade, atendendo a sua condição de instituição internacional.
Nesse sentido, o seminário e o concurso de ideias (convocatoria de ideias de proyecto) têm como objetivo propor reflexões sobre as possíveis formas de intervenção sobre o edifício, enquanto patrimônio moderno, ao mesmo tempo em que se propõe como uma base para o desenvolvimento de ideias específicas para o atendimento a demandas atuais da CEPAL.
Objeto:
A intervenção sobre a qual se propõe debater no seminário e concurso de ideias constitui a reposição da superfície anteriormente existente com a finalidade de garantir uma resposta adequada à concepção inicial do edifício, sua preservação, valorização, assim como o atendimento às demandas atuais da instituição. Critérios a serem considerados: relação com o edifício existente; reversibilidade da intervenção; adequação da intervenção a um edifício patrimonial; conectividade em relação ao restante do edifício; flexibilidade e versatilidade do espaço interno e sua relação com o exterior.
Promoção e Organização: CEPAL, Docomomo Internacional, Docomomo Chile
Tipo de Concurso: internacional, de ideias (apresentação dos projetos no “Seminário Internacional – Estratégias para a Intervenção no Patrimônio Moderno”)
Quem pode participar: equipes de arquitetos, com a participação de pelo menos um membro do Docomomo Chile ou de uma das 56 seções nacionais do Docomomo ou do Docomomo Internacional
Cronograma:
09.11.2010 – Lançamento do Concurso
06.12.2010 – Encerramento das inscrições
10.12.2010 – Visita ao CEPAL
17.12.2010 – Respostas e esclarecimentos
18.01.2011 – Entrega dos projetos
25 e 26.01.2011 – Sessões do Seminário
Prêmios: não divulgado
Para mais informações acesse aqui a página oficial do concurso.
_________________________________________________________________________________
Os interessados devem acessar diretamente a página do concurso para eventuais consultas, atualizações e alterações relativas ao concurso anunciado.

