Concurso Internacional de Ideias – Nações Unidas-CEPAL – Chile

________________________________________________________________________________________

Concurso Internacional de Ideias – Nações Unidas – CEPAL – Chile

Apresentação:

A Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), com sede no Chile, é uma das cinco comissões regionais das Nações Unidas. O edifício sede  da CEPAL no Chile é uma obra emblemática do patrimônio moderno, tanto por sua concepção arquitetônica, quanto por sua materialização e foi construído a partir do projeto premiado em concurso de arquitetura realizado no final de 1960, de autoria do arquiteto Emilio Duhart, em equipe com Christián De Groote e Roberto Goycolea.

A CEPAL, ao longo da última década, tem tomado iniciativas de valorização e recuperação do edifício, restituindo seus valores arquitetônicos e revertendo certas intervenções. O edifício sofreu danos no terremoto ocorrido no Chile em 27 de fevereiro de 2010, inclusive danos nas estruturas de ampliações que foram realizadas posteriormente no edifício. A instituição tem desenvolvido diversas ações para restituir as condições originais do projeto, como a recuperação dos espaços livres e a eliminação de intervenções posteriores, assim como a redistribuição dos usos no espaço. Mas o reconhecimento dos valores do edifício implica também em considerar as necessidaes atuais para o desenvolvimento das atividades da CEPAL. Por um lado, para responder às demandas programáticas e espaciais que têm mudado ao longo do tempo e por outro para adequar o edifício aos novos padrões internacionais de segurança, climatização e sustentabilidade, atendendo a sua condição de instituição internacional.

Nesse sentido, o seminário e o concurso de ideias (convocatoria de ideias de proyecto) têm como objetivo propor reflexões sobre as possíveis formas de intervenção sobre o edifício, enquanto patrimônio moderno, ao mesmo tempo em que se propõe como uma base para o desenvolvimento de ideias específicas para o atendimento a demandas atuais da CEPAL.

Objeto:

A intervenção sobre a qual se propõe debater no seminário e concurso de ideias constitui a reposição da superfície anteriormente existente com a finalidade de garantir uma resposta adequada à concepção inicial do edifício, sua preservação, valorização, assim como o atendimento às demandas atuais da instituição. Critérios a serem considerados: relação com o edifício existente; reversibilidade da intervenção; adequação da intervenção a um edifício patrimonial; conectividade em relação ao restante do edifício; flexibilidade e versatilidade do espaço interno e sua relação com o exterior.

Promoção e Organização: CEPAL, Docomomo Internacional, Docomomo Chile

Tipo de Concurso: internacional, de ideias (apresentação dos projetos no “Seminário Internacional – Estratégias para a Intervenção no Patrimônio Moderno”)

Quem pode participar: equipes de arquitetos, com a participação de pelo menos um membro do Docomomo Chile ou de uma das 56 seções nacionais do Docomomo ou do Docomomo Internacional


Cronograma:

09.11.2010 – Lançamento do Concurso

06.12.2010 – Encerramento das inscrições

10.12.2010 – Visita ao CEPAL

17.12.2010 – Respostas e esclarecimentos

18.01.2011 – Entrega dos projetos

25 e 26.01.2011 – Sessões do Seminário

Prêmios: não divulgado

Para mais informações acesse aqui a página oficial do concurso.


_________________________________________________________________________________

Os interessados devem acessar diretamente a página do concurso para eventuais consultas, atualizações e alterações relativas ao concurso anunciado.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s