Publicamos a seguir os projetos premiados e menção honrosa do Concurso Latinoamericano de Ideias para Estudantes – Brasília + 50, promovido pelo Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX-UnB) e pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-UnB), com o apoio do IAB-DF.
O Concurso convidou estudantes de arquitetura e urbanismo da América Latina a apresentarem propostas de revitalização urbana e paisagística para a Capital Moderna, a partir de reflexões sobre a aplicação e adequação dos princípios socioambientais e do conceito de “cidade verde” em sintonia com o espírito de preservação da Cidade Patrimônio da Humanidade. A missão primordial dessa iniciativa, segundo os organizadores, foi “contribuir para a busca de inovações urbanas sustentáveis, soluções verdes, que priorizem os espaços peatonais passeáveis, excelência no transporte coletivo público e proposições de mobilidade não-motorizada, como alternativas para os problemas que afligem os usuários dos centros de nossas cidades, marcadas pelo precário quadro de vida”.
Veja aqui a Ata de Julgamento do Concurso.
Veja aqui, na página oficial do concurso, todos os projetos concorrentes.
A seguir, os projetos premiados e menção honrosa:
_______________________________________________________________________
Autores: Janaína Kuhn, Alexandre Engel Budiner Höllermann, Alessandra Palla e Laura Mottin Soares
_______________________________________________________________________
Autores: Will Figueiredo de Farias, Rodrigo Fonseca Sameshima e Felipe Miranda Rodrigues
_______________________________________________________________________
Autoras: Gabriela Bandeira Advincula, Carolina Ramos Almeida e Maíra Oliveira Guimarães
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
Fonte: Brasília Cidade Verde
Colaboração Editorial: Ana Barusco e Ivna Vasconcelos
Por favor senhor Thiago Nolasco, leia o edital do concurso e a nota dos jurados antes de fazer algum comentario.
O projeto da Mary Carmen, no meu ver, merecia o 1o lugar. Está totalmente condizente a dinâmica atual, o que ganhou é bastante contemporâneo, mas tem a cara da arquitetura moderna consolidada no centro de Brasília, o que pra mim não vejo como aceitavel, pois é como se fosse uma tentativa de copiar o passado, e cópia hoje não é tão aceito pelas pessoas. Enfim, a proposta separa o antigo do existe hoje em termos de dinâmica social, além de abraçar a funcionalidade, simbolismo e outras multifaces que os espaços urbanos possuem. Parabéns.
fantástico, se bem que as passarelas unindo uma plataforma a outra da rodo acho mais interessante, mais útil. tenso caminhar pelo centro de bsb
Parabéns aos premiados, participantes e organizadores. Novos olhares sobre a cidade enriquecem o repertório de alternativas para seu desenvolvimento e adaptação às novas realidades. Museus também se atualizam…