editorial – concursosdeprojeto.org – 03 anos

por Fabiano Sobreira

Entre os meses de outubro e novembro de 2008 iniciamos [1] o embrião do que hoje temos a satisfação de compartilhar com milhares de leitores: o portal e revista eletrônica concursosdeprojeto.org , que neste mês completa 03 anos.

O objetivo era simples, e assim continua: disponibilizar um espaço para a divulgação de concursos em andamento (nacionais e internacionais), a publicação projetos premiados, obras construídas resultantes de concursos e a promoção de debates e reflexões sobre a arquitetura e a cidade a partir dos concursos e premiações.  Mas esse objetivo, em sua origem, é mais um meio do que um fim. O que esperamos na verdade – e o que nos move, no exercício diário de disponibilização desta infraestrutura e plataforma virtual de comunicação – é poder contribuir para a formação e a consolidação da uma cultura do concurso no Brasil, e esta, como instrumento de democratização e transparência dos contratos de projeto e como uma das ferramentas essenciais para a promoção da qualidade na arquitetura pública. Este “discurso” talvez já seja cansativo e repetitivo para nossos estimados e fiéis leitores e parceiros, que nos têm acompanhado desde o início. Mas considerando que a cada dia novos leitores descobrem e seguem o portal, nunca é demais repetir nosso lema: pela qualidade da arquitetura pública.

A criação de uma cultura leva tempo e depende de disseminação de práticas e de exercícios de reflexão, no meio profissional, no meio acadêmico e na administração pública. As perspectivas dessas esferas, múltiplas e não necessariamente excludentes nem contraditórias, dão o tom da política editorial do portal. Nesse sentido, assumimos nossa parcialidade: não apenas somos a favor, como principalmente promovemos os concursos de projeto como instrumentos preferenciais, talvez um dia obrigatórios na Administração Pública. Mas esta postura “pró-concursos” não pode e não deve nos privar de manter o distanciamento crítico necessário, que  nos permite avaliar as deficiências do sistema usual, dos vícios institucionais e corporativos e das falhas de organização e promoção, mesmo quando involuntárias.

Acreditamos também que aos divulgarmos concursos, ao publicarmos projetos e aos debatermos sobre o processo e sobre os produtos resultantes (reais ou potenciais) criamos e disponibilizamos um acervo eletrônico de procedimentos, ideias e opiniões que têm se revelado importantes, inclusive na formação de novos profissionais. Observamos, por exemplo, que tem sido crescente a utilização do acervo disponibilizado no portal para pesquisas acadêmicas, assim como para aulas de projeto, história, teoria e crítica da arquitetura e do urbanismo. Gostaríamos, inclusive, de incentivar professores e pesquisadores nessa tarefa, e faremos isso de forma mais efetiva no futuro, com a instituição – em breve – de um Prêmio de Ensaios sobre Arquitetura e Urbanismo – sob a ótica dos concursos (iniciativa para a qual já gostaríamos de receber sugestões e de contar com colaboradores), quando pretendemos oficializar o registro ISSN do portal e revista eletrônica concursosdeprojeto.org , ampliando e tornando mais atrativo o espaço para publicações acadêmicas e artigos científicos. Afinal, os concursos são um esboço em tempo real do que se pensa sobre a arquitetura e a cidade contemporânea. Se ao analisarmos a arquitetura enquanto objeto construído podemos compreender melhor a cidade como ela é; por meio dos concursos – arquitetura e urbanismo potencial – podemos especular sobre as cidades e arquiteturas possíveis, sob perspectivas distintas e simultâneas. É nesse sentido que o veículo de informação pode também se tornar um veículo de formação, o que também acaba se tornando um de nossos objetivos.

Enfim, os números não são a parte mais importante, mas ajudam a compreender a importância e o potencial do tema “concursos” e nos motivam nesta empreitada sem fins lucrativos: já são mais de 2.600 assinantes (estudantes e profissionais de arquitetura, do Brasil e de outros países lusófonos), que recebem periodicamente nossos boletins eletrônicos; registramos em 03 anos mais de 2 milhões e 400 mil visualizações, com média recente superior a 90 mil visitas mensais.

Agradecemos, portanto, aos nossos leitores, aos que registram seus comentários e opiniões, aos autores que disponibilizam seus projetos para publicação, aos organizadores e promotores de concursos que nos confiam a divulgação de seus eventos, à nossa equipe de colaboração editorial e a todos os parceiros e amigos que colaboram direta ou indiretamente com o portal e revista eletrônica concursosdeprojeto.org.


[1] Como parte e um dos produtos da pesquisa de pós-doutorado realizada pelo autor na École d’architecture da Université de Montréal.