Concurso Arenas Culturais – 2º Lugar – Oficina OA SC

Concurso Nacional Arenas Culturais

2º Lugar – Oficina OA SC LTDA – Rio de Janeiro/RJ

________________________________________________________________________

Clique na galeria a seguir para a visualização ampliada das imagens.

Memorial Descritivo

Viva o Futebol que nos une

O Brasil é plural. Terra de muitos rostos, música, costumes e histórias. Em 2014, terá a oportunidade e a responsabilidade de receber a Copa do Mundo FIFA, que reconhecidamente mexe com uma das mais sinceras paixões nacionais, O FUTEBOL.

Inspirados na possibilidade de retratar a DIVERSIDADE CULTURAL do Brasil, nossa equipe propõem a construção de um edifício que, como parte da cidade, adote em sua construção a valorização de conceitos como: flexibilidade, a mutabilidade, a sustentabilidade e a adaptabilidade.

O projeto é uma obra aberta, o edifício se comunica com o visitante por sua composição, misturando-se ao lugar e a sua gente. A modulação do sistema construtivo em estrutura metálica, embora modular e ortogonal, também se adapta a diversas situações de organização espacial, favorecendo assim, a futura decisão quanto a sua exata implantação.

Este sistema privilegia conceitos como a economicidade e a reciclagem possibilitando a re-utilização e o reaproveitamento das peças estruturais na construção de outros equipamentos para a cidade sede, como creches e escolas, espalhando-se pelo território, tirando partido do fato de ser uma estrutura temporária.

Na essência, Arena é um local de convergência do olhar e de concentração de pessoas. O espaço proposto é coberto, estabelecendo amplo abrigo aos frequentadores. Esta cobertura apresenta-se de forma circular, como um disco que paira sobre o terreno e edifícios. Este disco é composto pela mesma lógica estrutural presente na tradicional bola de futebol – a forma hexagonal de sua costura. Seu anel, formado por hexágonos de leds são controlados por computador, fazendo com que este envelope DIGITAL se apresente como o elo comunicador do evento, um “placar eletrônico” que interage com a população da região e comanda a festa.

A praça, no centro da Arena, distribui todo o fluxo, permitindo a legibilidade total do conjunto e controle do mesmo. Este espaço permite a aglomeração de pessoas, estimulando o encontro e colaborando para a harmonia do conjunto, cuja austeridade das formas geométricas é atenuada pela tensão cromática entre edifício e paisagem.

________________________________________________________________________

Para mais informações consulte aqui a página oficial do concurso.

Uma resposta em “Concurso Arenas Culturais – 2º Lugar – Oficina OA SC

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s