Concurso Arenas Culturais – 1º Lugar – Chirochi Shimizu

Concurso Nacional Arenas Culturais

1º Lugar – Chirochi  Shimizu – Blumenau/SC

________________________________________________________________________

Clique na galeria a seguir para a visualização ampliada das imagens.

Memorial Descritivo

O momento é nosso. Os olhos do mundo estão voltados para o Brasil. Não poderíamos nesta oportunidade, abandonar a nossa verdadeira origem, nossa história. De forma sutil, mas marcante, a Arena Cultural, em sua fachada, apresenta brises formados por elementos transpassados representando uma releitura das ocas e dos balaios indígenas, povo que retrata a história do Brasil. De encontro a isso, está o verde, em suas paredes vivas, cobertas por vegetação e nos degraus gramados da praça, representando nossa rica natureza. Esse conjunto de fatores evidencia e unifica a identidade brasileira, independente da região.

O tema sustentabilidade está implícito na sua forma arquitetônica e construtiva, optando por materiais que geram menor impacto ao meio ambiente, racionalizando sua execução. O espaço interno é bastante diversificado, com variações de pé direito, ambientes integrados e flexíveis e espaços que geram diversas sensações aos usuários, contrapondo a simplicidade do lado externo. Estes são elementos de um conceito arquitetônico que se completam com a integração da Arena com a praça.

O conceito de uma praça é ser um local de convivência e recreação para seu usuário. Pensando nisso, a Arena Cultural foi locada no centro, criando espaços que sejam usados pela população, consolidando pontos de encontro para todas as idades, com uma grande praça em torno dela, disposta em diferentes níveis integrando ainda mais a área interna da Arena com a área externa, dando liberdade de fluxo e podendo o usuário explorá-lo de forma livre. A conexão entre estes diferentes níveis de praça, é feita por degraus gramados, que juntos geram ambientes de grande concentração de pessoas, áreas de contemplação, permanência no espaço, lazer, atividades que exploram a diversificada cultura brasileira, pessoas interagindo, brincando, se divertindo, assistindo aos jogos, torcendo, vibrando, chorando de alegria, de felicidade, momentos únicos, completos e inesquecíveis. Enfim, um lugar para ser vivido.

________________________________________________________________________

Para mais informações consulte aqui a página oficial do concurso.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s