3º Lugar
Dal Pian Arquitetos Associados
Autores: Renato Dal Pian, Lilian Dal Pian
Colaboradores: Amanda Higuti, Cristina Sin, Filomena Piscoletta e Leonardo Gomes
Consultoria de Conforto Ambiental: Chapman BDSP – Sandro Tubertini e Andrea Bazarian
_________________________________________________________________________
Clique na galeria a seguir para a visualização ampliada das imagens.
_________________________________________________________________________
Memorial
O SESC é reconhecidamente uma das mais importantes instituições de fomento social, cultural, educacional e de serviços de saúde do país. Acreditamos que o projeto de sua Nova Unidade, em Franca, deva externar claramente a dimensão dessa importância através de uma arquitetura forte e legível, com identidade suficiente para que seja reconhecida e assimilada na memória coletiva.
Destacada no tecido urbano, sua presença qualificadora deve também se harmonizar com a dimensão, a escala, o ritmo e a paisagem do lugar, compondo com a cidade e com suas infraestruturas um conjunto coeso e equilibrado.
A implantação do edifício, voltado longitudinalmente para a Avenida Dr. Ismael Alonso y Alonso, procura privilegiar acessos generosos e em nível com os percursos da cidade. O acesso principal se faz por uma grande esplanada que conduz os fluxos para a Praça de Convivência, no seu interior. Fortalecendo a dimensão urbana e o caráter social e público do edifício, a Esplanada de Acesso também se prolonga para além dos limites do lote através da Ponte de Integração sobre o Córrego Cubatão.
Internamente, os espaços do edifício se articulam ao entorno da Praça de Convivência.
Receptora e distribuidora dos fluxos externos, essa praça coberta, transparente, diáfana, verde e arborizada, expõe ao público visitante a variedade das atividades oferecidas no interior do edifício. Espaço fulcral do Complexo, sua conformação generosa e acessível procura estimular o encontro, a convivência e o uso democrático de toda Unidade.
As circulações verticais e horizontais se sucedem a partir da Praça de Convivência e se irradiam para todo o Complexo. A concentração e compactação desses percursos, aliadas à continuidade do olhar por entre os vazios internos e os panos envidraçados de seus caixilhos, reforçam o caráter extrovertido e amigável do edifício.
Procurando responder de modo claro e preciso às prerrogativas funcionais e espaciais requeridas pelo SESC, o programa, disposto em dois pavimentos, assim se distribui:
TÉRREO (101,00)
No entorno da Praça de Convivência, se dispõem a Central de Atendimento, as Oficinas Culturais, as Salas de Uso Múltiplo e o Espaço Infantil. A Sala de Exposições e a Clínica Odontológica, também voltadas para os jardins frontais da Unidade, completam a variedade dos espaços absorvidos por essa grande praça.
Neste pavimento encontra-se a caixa cênica do Teatro que se confina e também se abre para o Ginásio de Esportes, potencializando seu uso para shows, espetáculos e eventos de grande aglomeração. Com possibilidade de acesso independente, tanto de público como de carga, o Ginásio de Esportes conta com arquibancadas retráteis (que ampliam o ambiente), sanitários exclusivos e áreas de apoio e de carga e descarga que o transformam em um grande Espaço Multifuncional.
O estacionamento coberto de automóveis, motos, bicicletas e veículos de serviço, resguardado das vistas do público, concentra sua entrada e saída pela via de mão dupla Rua Dr. Nélson Pressoto. O Pátio de Carga e Descarga e o Setor Operacional (com seus espaços de permanência dotados de iluminação natural) se localizam na continuidade desse estacionamento, em disposição que otimiza os fluxos de serviço e proporciona eficiência operacional ao Teatro, Ginásio de Esportes, Comedoria e demais áreas do Complexo.
PAVIMENTO SUPERIOR (106,00)
Uma escada generosa e um elevador panorâmico conduzem os usuários a esse pavimento também repleto de áreas verdes que se entremeiam por espaços de estar destinados a atividades não programadas.
O Teatro, com seu foyer voltado para o vazio da Praça de Convivência, têm suas dimensões de plateia, palco, caixa cênica e bastidores projetadas para atender com eficiência os mais diversos tipos de espetáculos.
A Comedoria, a Cafeteria e o Conjunto Aquático Coberto, permeáveis às perspectivas visuais de toda Unidade, completam os ambientes que se debruçam para o grande vazio da Praça de Convivência.
Corredores laterais aos corpos contíguos do Teatro e do Ginásio de Esportes dispõem de jardins internos que filtram a luz natural e conectam sequencialmente diversos ambientes.
Na face voltada para a avenida principal encontram-se o Espaço Internet, a Biblioteca e os Espaços Curumim e de Atividades Juvenis, assim como, a área de lazer externo ao lado das piscinas descobertas e do solário.
No corredor paralelo à divisa com o Estádio Municipal, se dispõe todo o núcleo de atividades físico-desportivas. Nas extremidades opostas desses corredores localizam-se,
estrategicamente próximos de seus ambientes de demanda, os vestiários distintos destinados ao Conjunto Aquático e às demais atividades esportivas desenvolvidas nas Salas Multifuncionais e de Atividades Físicas, no Ginásio de Esportes e nas Quadras Poliesportivas Abertas.
Nos taludes de acomodação do terreno ao longo de sua divisa posterior, um grande Bosque criado pela recomposição de mata nativa, absorve espaços destinados à prática de “cooper”, ao estar contemplativo e ao lazer não programado.
Área Total: 15.950 m²
_________________________________________________________________________
Agradecemos aos autores pela disponibilização do material para publicação.