Concurso Habitação para Todos – Sobrados – 2º lugar

Concurso Habitação para Todos

GRUPO 03 – SOBRADOS

2º lugar

___________________________________________________________________________

Memorial Descritivo

O projeto parte da idéia de concentrar em um  núcleo sintético e funcional as áreas molhadas, circulação vertical e horizontal para dar o máximo de qualidade espacial às áreas de maior permanência, quartos e áreas sociais. Todas as áreas molhadas (cozinha, área de serviço e banheiros) encontram-se sobrepostas e alinhadas nesta área central.

As áreas íntimas e sociais foram separadas por pavimento. No andar superior encontram-se os quartos e banheiro; no inferior, as salas, cozinha e área de serviço.

O banho é projetado de forma que possa ser utilizado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo, com conforto e privacidade. Além de possibilitar o alinhamento com a cozinha e a área de serviço, no andar inferior.

O formato alongado em planta, com aberturas nas extremidades  e  zenitais sobre a caixa de escada garante ventilação cruzada e efeito chaminé para a troca de ar

Os quartos e as salas de jantar e estar encontram-se nas extremidades da edificação e suas aberturas são protegidas por beirais. A laje de cobertura, sobre os quartos, possuem teto-jardim para garantir inércia térmica, servir de aprisionador de carbono e para a coleta de água pluvial para reuso.

Foram previstas adições na edificação de dormitórios e banhos acessíveis no térreo que tornam-se, automaticamente, ampliações dos quartos superiores.

As aberturas podem ser dispostas e adaptadas conforme a implantação do módulo na região e no terreno, de acordo com os diagramas climáticos e de insolação apresentados.

Foram sugeridos  equipamentos para promover o uso racional de água, tais como restritores de vazão para duchas, arejador para a torneira de pia, regulador de vazão para torneiras de uso geral, além de equipamentos para a utilização das águas cinzas para irrigação de gramados. Para racionar energia elétrica foi proposta a utilização do sistema híbrido de aquecimento de água: solar + sistema auxiliar elétrico, além do chuveiro com reaproveitamento indireto de calor da água (tipo kit Rewatt).

___________________________________________________________________________

Ficha Técnica

Autores:

Arq. Carolina Neuding Afif Domingos, Arq. Kelly Lorenzetti Tirolli, Arq. Leonardo Nakaoka Nakandakari, Arq. Vanessa Cassettare, Nádia Manssur

 

Colaboradores:

Arq. Accacio Gomes, Arq. Fernando Ruzene, Arq. Joan Font

___________________________________________________________________________

Agradecemos aos autores pela disponibilização do projeto para publicação.

4 respostas em “Concurso Habitação para Todos – Sobrados – 2º lugar

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s