GRUPO 04 – EDIFÍCIOS DE 03 PAVIMENTOS
Menção Honrosa – Projeto 06
_______________________________________________________________________
Memorial Descritivo
EDIFÍCIOS PARA TOPOGRAFIAS DE DECLIVIDADE ACENTUADA
O projeto volta-se para a ocupação de encostas em geral por se desenvolver contra a curva de nível. Por isso os edifícios pouco tocam o solo e consequentemente como que flutuam no ar, permitindo uma extraordinária apreensão da paisagem.
No caso específico deste terreno em Campos do Jordão, as lajes/terraços de cobertura destes edifícios, blocos interligados e deslocados verticalmente estão todos respectivamente nas curvas 1679 e 1670.
O comércio, um tubo longitudinal, corre ao longo da curva 1.661, por baixo dos edifícios assim como a laje de lazer, que corre em curva mais baixa (1656) estreitando e alargando, às vezes no ar.
A conexão entre as várias lajes/terraço possibilita a circulação continua nos vários níveis e entre todos os edifícios, o que aproxima a comunidade, reiterando e facilitando a sua natural solidariedade.
Do ponto de vista da obra, considerando a dificuldade de implantação em terrenos de grande declividade, é esta disposição contra a curva de nível que permite, proteger o solo, porque apenas o pontua, a ocupação destas encostas, mantendo o solo praticamente intacto.
Para facilitar esta difícil ocupação eliminando cimbramentos e movimentos de terra propusemos as grandes treliças estruturais em aço articuladas com lajes e paineis de fechamento pré fabricados que permitem a montagem mais ágil da obra no local.
_______________________________________________________________________
Ficha Técnica
Autora: Anne Marie Sumner
Coordenadores: Jorge Felix, Renato Sordi e André Aaltonen
Consultores: Pedro Telecki, Roberto Inaba, Humberto Bellei e Valdir Pignatta
Equipe: Denise Xavier e Luciana Flores Martins
São Paulo – SP
_______________________________________________________________________
Agradecemos aos autores pela disponibilização do projeto para publicação.