Concurso – Marco de Entrada de Brusque – Resultado

Em novembro de 2009 foi lançado o Concurso Nacional de Arquitetura – Marco de Entrada de Brusque, em  Santa Catarina, promovido pela Prefeitura de Brusque e pelo IAB-SC. O concurso teve como objetivo “solução urbanística e arquitetônica para os Marcos Turísticos / Orientativos nas entradas da cidade”. O valor estimado para a obra é de R$ 350.000,00 (trezentos e cinquenta mil reais).

Vale destacar, neste concurso, o formato diferenciado de julgamento (veja detalhes no Edital do Concurso), que não segue as diretrizes padrões do IAB (que recomendam uma comissão julgadora composta exclusivamente por arquitetos) e que deu ao promotor maior autonomia de decisão. Neste concurso, organizado pelo IAB-SC, a Comissão Julgadora foi composta de 01 Júri Técnico e 01 Júri Representativo.  O Júri Técnico foi formado por 05 membros, sendo 03 membros, indicados pelo IAB-SC e 02 membros, preferencialmente arquitetos, indicados pela instituição promotora. O Júri Representativo foi formado por 13 representantes indicados pela promotora (Prefeitura de Brusque). Coube ao Júri Técnico a indicação das menções e de três projetos finalistas. A definição dos premiados (primeiro, segundo e terceiro lugares) coube ao Júri Representativo, a partir da avaliação dos projetos finalistas. Como subsídio para o julgamento final, o Júri Técnico elaborou uma “Ata de Recomendações ao Júri Representativo“, com informações relevantes sobre cada projeto finalista (clique aqui para a Ata_Juri_TECNICO e veja aqui a Ata do_Júri_Representativo).

Veja abaixo os premiados e menções:

(clique nos links para mais informações sobre cada projeto)

_______________________________________________________________________________________________________

1° Colocado.

Equipe: Francisco Refosco Nunes,  Mariana Arruda e Sara Moretti – Blumenau – SC

_______________________________________________________________________________________________________

2° Colocado (destacado também como Menção Honrosa – Conceitual)

Equipe: Leonardo Rafael Musumeci, Alexandre Leitão Santos, Marlon Rubio Longo e Thalita Cruz Ferraz de Oliveira – São Paulo – SP

_______________________________________________________________________________________________________

3° Colocado

Equipe: Emanuele Schmitt, Amanda Silva de Oliveira, Daliana Garcia e Daniela L. Heck – Jaraguá do Sul – SC

_______________________________________________________________________________________________________

Menção Honrosa CRIATIVIDADE

Equipe: Guilherme Maia, Rodrigo Mathias, Martina Brusius – Porto Alegre – RS

_______________________________________________________________________________________________________

Menção Honrosa ORIGINALIDADE

Equipe: Gabriel Figueiredo de Castro e Gustavo Jucá Ferreira Jorge – Rio de Janeiro – RJ

_______________________________________________________________________________________________________

Fonte: IAB-SC – Núcleo Blumenau – http://iabblumenau.blogspot.com/

8 respostas em “Concurso – Marco de Entrada de Brusque – Resultado

  1. estabelecer um julagmento segregado em 2 etapas, permitindo a participaçao nao somente de uma equipe tecnica capacitada mais tb por representantes da comunidade é uma forma interessante e aproximar nosso trabalho das necessidades dos usuários.
    Vencemos o CONCURSO DO MERCADO PUBLICO DE BLUMENAU, que ja teve o mesmo julgamento, e ganhar novamente o concurso do MARCO DE ENTRADA DE BRUSQUE é muito importante e nos faz acreditar mais ainda que nosso escritório VIVA ARQUITETURA esta no caminho correto de concepçao de projetos.

  2. também penso que o mundo da arquitetura não deve ser isolado aos arquitetos. é realmente necessária e fundamental a participação das outras áreas do conhecimento na arquitetura. o iab em santa catarina, mesmo contrariando as instruções do iab dn, instituiu nos julgamentos dos concursos o que denominamos o juri representativo, que é composto por representantes da sociedade e dessa forma democratiza a decisão sobre a escolha deste ou daquele projeto como vencedor. isso se aplicou primeiramente no concurso para o mercado publico de blumenau e agora para o marco de entrada de brusque.

    penso também que o iab deve sim ser corporativista as vezes, quando precisar defender os interesses dos profissionais que ele representa. imagina como seriam as discussões na esfera política e social se nem nós mesmos, e/ou nossos representantes, não considerássemos a importância do arquiteto e defendêssemos os direitos profissionais? no meu entendimento isso não significa ser antiético ou ilegal.

  3. Em resposta a comentários anteriores, já deu de fazer comentários esdrúxulos sobre o que os arquitetos brasileiros têm que se preocupar. Há questões muito mais relevantes que se ausentam dos vencedores de concursos e das obras como um geral que estão bem além da fonte da prancha ou da posição da calçada.

  4. Parabéns ao site por apresentar as atas. O promotor do concurso merece aplausos por tomar a corajosa decisão de não se limitar a uma comissão julgadora composta integralmente por arquitetos, contrariando a recomendação corporativista do IAB (os não-arquitetos seriam por acaso incapazes de julgar o valor da arquitetura que será construída na sua cidade?).

    A ata do júri técnico mostra claramente como os arquitetos ainda se prendem aos clichês ideológicos do Movimento Moderno, criticando ora a “monumentalidade” de um (mas o que se espera de um concurso para um marco visual?), ora a referência ao enxaimel característico da arquitetura local, e elogiando a “revitalização” da estética modernista em outro trabalho (incoerente: por que fazer uma releitura do modernismo é bom, e do enxaimel não é? A essa altura são ambos estilos igualmente históricos).

  5. Mais uma vez parabenizo o site pela disponibilização não apenas dos resultados mas também das atas. Num caso como este onde, novamente, apenas coube ao juri qualificado a primeira parte da avaliação das propostas, como dito acima, é relevante a leitura do parecer deste afim de apreender a qualidade dos trabalhos.
    Parabéns também aos arquitetos premiados.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s