Editorial – concursosdeprojeto.org – 02 anos

O portal e revista eletrônica concursosdeprojeto.org celebra – neste mês de outubro de 2010 – 2 anos de atividades. Iniciado em outubro de 2008, o portal foi concebido como um espaço aberto para a divulgação e o debate sobre os concursos de arquitetura, urbanismo e paisagismo no Brasil e no mundo.

Em 24 meses no ar, superamos o total de 1 milhão e 300 mil visitas e registramos uma média recente superior a 90 mil visualizações mensais. Mais de 1.400 assinantes (arquitetos e estudantes de todo o país e também de outros países de língua portuguesa) já se cadastraram em nosso portal e recebem periodicamente, ou em edições especiais, os nossos boletins eletrônicos.

Os números parecem revelar o crescente interesse dos arquitetos e estudantes sobre os concursos de projeto, sejam como ferramentas de ensino e aprendizado; objetos de pesquisa acadêmica; oportunidades de afirmação profissional; meios democráticos e transparentes de contratação de projetos pela Administração Pública; instrumentos de promoção da qualidade arquitetônica ou simplesmente como um observatório do que há de mais novo e promissor na arquitetura contemporânea brasileira e internacional.

Nesses dois anos o tema concursos tem sido abordado sob diversas óticas no portal: divulgação de novos concursos (nacionais e internacionais, para profissionais e estudantes); publicação de projetos premiados (em que procuramos apresentar cada projeto de forma detalhada, com informações gráficas e textuais que permitam a apreciação e análise dos projetos); obras construídas resultantes de concursos (seção que tem recebido cada vez mais contribuições, não apenas do Brasil, mas também da América Latina e Europa); história dos concursos (inaugurada com edição especial sobre o Concurso de Brasília); entrevistas (que neste mês recebe a participação do arquiteto Gilson Paranhos, Presidente Nacional do IAB); ensaios e debates (espaço dedicado à análise crítica da arquitetura, da produção do ambiente construído e dos meios de contratação dos projetos) e, finalmente, a seção panorama (que apresenta de forma resumida a cultura do concurso em diversos países).

Vale ressaltar que uma parcela importante do crescimento e da consolidação do portal se deve à participação cada vez maior e mais ativa dos leitores, que têm contribuído com seus comentários sobre cada novo tema, concurso, notícia ou projeto divulgado, colaborando para o conteúdo crítico e a postura democrática do portal concursosdeprojeto.org. Nesse espírito, convidamos o leitor do portal a navegar em nossas páginas e redescobrir projetos, textos e concursos e a registrar seus comentários e impressões sobre os 24 meses iniciais de nossa recente trajetória.

Ficamos felizes em celebrar o nosso segundo aniversário no mesmo momento em que divulgamos o resultado de um concurso muito especial: o Concurso Público Nacional de Arquitetura – Uma Escola para Guiné-Bissau, organizado e promovido pelo IAB/DF. Um concurso especial pela ação humanitária da qual faz parte, pela riqueza cultural e força social do país africano, apesar da carência de recursos e da instabilidade política. Trata-se de um concurso especial também enquanto procedimento: o primeiro concurso público nacional realizado totalmente em meio eletrônico ( inscrições, envio dos trabalhos, julgamento e exibição dos projetos premiados, tudo via internet). Um concurso que recebeu o apoio do portal concursosdeprojeto.org na divulgação e de cuja coordenação tive a satisfação de participar. Mas o concurso não seria tão especial se não fossem as 83 equipes (o que significa centenas de profissionais envolvidos) que se dispuseram a pensar e propor ‘uma escola para Guiné-bissau’ e também os 7 membros da Comissão Julgadora, que com competência, ética, seriedade e espírito de inovação, aceitaram participar de um processo de julgamento realizado totalmente em meio eletrônico (e o fizeram com entusiasmo e dedicação). Observando os concursos de arquitetura realizados no Brasil e no mundo, vejo o Concurso “Uma escola para Guiné-Bissau” como um marco pela popularização e dinamização do procedimento e parabenizamos o IAB/DF pela iniciativa. É um exemplo que mostra que concursos não devem ser restritos a museus e grandes sedes institucionais, mas que são necessários também para pequenas escolas, postos de saúde, habitação social, mobiliário urbano, entre tantos outros elementos que integram o cotidiano de nossas cidades.

É importante também ressaltar a importância do tema ‘habitação social’ nos concursos de projeto, com o recente prêmio Habitação para Todos, promovido pela CDHU-SP e organizado pelo IAB/SP, cujo resultado foi divulgado neste mês.  E vale destacar o recém-lançado concurso Morar Carioca, promovido pela Prefeitura do Rio e organizado pelo IAB/RJ, que promete ser um dos maiores e mais importantes concursos dos últimos anos, sobre um tema de grande relevância para nossas grandes cidades e para a profissão, que é a urbanização das favelas e sua inclusão no planejamento urbano das metrópoles. Um exemplo que pode e deve ser seguido por todas as nossas cidades. Esperamos que se convertam em obras realizadas.

Enfim, agradecemos aos nossos leitores, visitantes e assinantes, aos autores dos projetos publicados no portal, às instituições que promovem e organizam concursos no Brasil, às instituições, blogs e páginas na internet que têm divulgado o portal e a todos os que – direta ou indiretamente – têm colaborado para a consolidação do portal concursosdeprojeto.org como um espaço aberto de debates, divulgação e promoção dos concursos, (e aqui repetimos nosso ‘lema’) pela qualidade da arquitetura e dos espaços públicos.

 

Fabiano Sobreira

editor – concursosdeprojeto.org

12 respostas em “Editorial – concursosdeprojeto.org – 02 anos

  1. Sei que estou atrasada… mas nunca é tarde para mostrar que gostamos de algo…
    Parabéns!!!

    sou estudante de arquitetura, aprendo muito e adoro todo o conteúdo da Concursos de Projetos…
    é uma ótima fonte para projetos referenciais e para saber sobre concursos.

    Parabéns a todos que fazem o site ficar no ar!

  2. Prezado Fabiano Sobreira,
    Parabéns pelo sucesso do site, e, principalmente, mais que pelo sucesso (o que é uma consequência), pela importância social que o mesmo representa para a nossa classe. Nostalgicamente, quando participei de meu concurso, enviei as “pranchas em cópias heliográficas, azul, dobradas” …. e nem faz tanto tempo assim…. Hoje temos este site maravilhoso, e no Brasil, já presenciamos as primeiras experiências no envio de projetos via internet…E neste processo você desempenha um papel fundamental…
    Vamos à luta… Navegar é preciso….. Parabéns…

  3. É isso aí, eu, como arquiteto, só tenho a agradecer a este site que permite que profissionais como nós quando formado, não se limite apenas a oferta do mercado, onde só temos vistos oferta de emprego em lojas de móveis planejados

  4. Registro aqui os meus Parabéns aos idealizadores do site, assim como toda a equipe que auxilia para que este seja um canal onde o Profissional, asim como o estudante possa estar em contato com as oportunidades de concursos nas diversas áreas existentes no Brasil e no Mundo!
    Parabéns, este para mim é o melhor site no assunto!
    Grande Abraço,
    Arq. Éros Rocha Junior

  5. Parabéns! Seu trabalho influenciou e despertou em mim uma vontade de participar de todos os concursos possíveis. Ainda sou estudante, e creio que em toda minha vida profissional vou contribuir para reforçar o lema “pela qualidade da arquitetura e dos espaços públicos”.
    Espero que cada vez mais todos os concursos sejam divulgados pelo concursosdeprojeto.org
    Obrigada

  6. Continuo sem perceber as dificuldades criadas aos portugueses que pretendem participar em concursos de arquitectura no Brasil, quando por aqui qualquer estrangeiro o pode fazer!

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s