Concourir ‘a l’excellence en architecture. Novo livro editado pelos pesquisadores do LEAP – Laboratoire d’étude de l’architecture potentielle. Trata-se de seleção de editoriais de concursos publicados no Catalogue des Concours Canadiens nos últimos 70 anos, por mais de 30 autores, com destaque para a produção contemporânea. O livro é uma publicação da Potential Architecture Books. Veja aqui mais informações.
—
Concurso Nacional de Arquitetura para a Unidade do SESC (Serviço Social do Comércio) em Limeira, São Paulo. Entrega dos trabalhos até 28/04. Veja aqui mais informações.
—
—
Inscrições abertas até 24/03/17 para o concurso internacional “More Than Waiting for The Bus”, destinado a estudantes e profissionais com até 5 anos de graduação em Arquitetura, Urbanismo, Paisagismo e Design. Veja aqui mais informações.
Premiados e menções do Concurso Nacional de Arquitetura para Edifícios de Uso Misto no Sol Nascente – Trecho 2, no Distrito Federal, promovido e organizado pela CODHAB-DF. Veja aqui os projetos.
Veja aqui os premiados do Concurso Nacional de Estudantes – Eletroposto, promovido pelo projetar.org. O desafio do concurso de ideias foi a proposição de um Eletroposto, ou seja, uma estação de abastecimento de carros elétricos sustentada por painéis fotovoltaicos.
Veja aqui os 10 finalistas do concurso internacional para o United Kingdom Holocaust Memorial.
Arquitetos, pela democracia ! O ano de 2016 precisa ser revisto (para não ser esquecido) – mesmo que simbolicamente, pois seus efeitos não desaparecerão com o simples encerramento do ciclo e as celebrações do ano novo. (…) Leia aqui o editorial de fim de ano do portal concursosdeprojeto.org.
Veja aqui os premiados e menções do Concurso Nacional de Arquitetura para Edifícios de Uso Misto em Santa Maria, no Distrito Federal, promovido e organizado pela CODHAB-DF.
Concursos são excluídos da Lei de Licitações. O Projeto de Lei nº 559/2013 que se encontra em tramitação no Senado Federal recebeu um substitutivo, de autoria do Senador Fernando Bezerra, que exclui os concursos de arquitetura como modalidade de licitação. Veja aqui mais informações.
O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Estado de Gestão do Território e Habitação – SEGETH, lançou o Projeto Orla Livre. Como parte do Projeto, a SEGETH lançará no primeiro semestre de 2017 um Concurso Público Internacional para o Masterplan da Orla do Lago Paranoá. Veja aqui mais informações.
Veja aqui os premiados e menções do Concurso Público Nacional de Ideias para Elementos de Mobiliário Urbano de São Paulo. Organizado pela SP Urbanismo, o concurso teve 221 participantes e recebeu 69 trabalhos.
Veja aqui os projetos premiados e menções do Concurso Nacional de Arquitetura para a sede conjunta do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e do Departamento de Brasília do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-DF), a ser construída em Brasília.
Veja aqui o projeto da sede da Confederação Nacional de Municípios – CNM, em Brasília. O projeto, resultante de concurso, é de autoria dos arquitetos Luís Eduardo Loiola e Maria Cristina Motta.
Veja aqui os premiados e menções do Concurso Nacional de Arquitetura para Unidades Habitacionais Coletivas no Sol Nascente, no Distrito Federal, promovido e organizado pela CODHAB-DF.
Veja aqui o projeto vencedor e as menções do concurso promovido e organizado pela Prefeitura de Viamão, no Rio Grande do Sul, para a Revitalização da Orla e Marina de Itapuã e Orla da Praia dos Passarinhos.
Veja aqui os projetos premiados do concurso de estudantes para um Abrigo de Emergência, promovido pelo projetar.org.
Veja aqui os premiados e menções do Concurso Internacional para a Cidade da Ciência, no Egito, promovido pela Biblioteca de Alexandria e pela União Internacional de Arquitetos – UIA.
Veja aqui o projeto Escenarios Deportivos , conjunto de equipamentos esportivos construído em Medellín, na Colômbia e que resultou de concurso de Arquitetura. O projeto é de autoria conjunta dos escritórios plan:b arquitectos e mazzanti arquitectos.
Veja aqui os premiados e menções do Concurso Nacional de Arquitetura para Unidades Habitacionais Coletivas em Samambaia, no Distrito Federal, promovido e organizado pela CODHAB-DF.
Veja aqui o projeto do Orquideorama, em Medellín, na Colômbia, que resultou de concurso realizado em 2005, vencido pelos escritórios Plan:B Arquitectos +JPRCR Arquitectos.
Veja aqui, na seção “obras construídas”, o projeto do Grupo Escolar Simone Veil em Colombes, na França, do escritório Dominique Coulon & associés . O projeto resultou de concurso público e a obra foi concluída em 2015.
Veja aqui os projetos premiados e menções do Concurso Nacional de Arquitetura para Unidades Habitacionais Coletivas em Sobradinho, no Distrito Federal, promovido e organizado pela CODHAB-DF.
Veja aqui os premiados e menções do Concurso Latinoamericano para Estudantes Pensar la Vivienda, Vivir la Ciudad, organizado pela Facultad de Arquitetura, Urbanismo y Diseño da Universidad Nacional de Córdoba, Argentina e patrocinado pela ONU-Hábitat ROLAC (Oficina Regional para América Latina y el Caribe del Programa de las Naciones Unidas para los Asentamientos Humanos).
Veja aqui os projetos premiados, menções e destaques do Concurso de de Arquitetura para a Requalificação da Praça Feira-Mar em Antonina, no litoral do Paraná.
Veja aqui os premiados e menções do concurso de ideias Infopoint Olimpíadas, destinado a estudantes de Arquitetura e Urbanismo.
Veja aqui os projetos premiados e menções do concurso internacional de ideias Carrara Thermal Baths.
Concursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil de 1984 a 2012: a eficiência dos Concursos Públicos Nacionais. Tese de Doutorado, defendida em abril/2016 pelo arquiteto Eduardo H. Suzuki, e que teve como orientador o arquiteto Bruno Roberto Padovano, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – Universidade de São Paulo – FAUUSP. Acesse aqui o documento completo.
Veja aqui o projeto do escritório Hashim Sarkis para a Prefeitura de Byblos, no Líbano, resultado de concurso realizado em 2011.
Veja aqui os projetos premiados e menções do concurso de ideias Brasil em Veneza, destinado a estudantes de Arquitetura e Urbanismo, promovido e organizado pelo projetar.org.
Veja aqui os projetos premiados e menções do Concurso Público Nacional de Arquitetura para a Unidade Básica de Saúde (UBS) a ser construída no Riacho Fundo II , Distrito Federal.
Veja aqui os projetos premiados e menções do Concurso Público Nacional de Arquitetura para o Centro de Ensino Fundamental (CEF), organizado e promovido pela CODHAB-DF, a ser construído no Riacho Fundo II , no Distrito Federal.
O portal e revista concursosdeprojeto.org apoia e compartilha a nota de posicionamento do Instituto de Arquitetos do Brasil, em que reafirma o seu compromisso em defesa da democracia e da Constituição, defende a redução das desigualdades sociais e a democratização das cidades e reconhece a soberania popular como fonte da legitimidade política. Veja aqui o texto, intitulado “O IAB e o momento atual”.
Veja aqui o projeto da Escola Novo Mangue, construída no bairro do Coque, em Recife. O projeto é de autoria do escritório O Norte e resultou de concurso organizado em 1999, pelo Centro de Cidadania Umbu-Ganzá, pela UNICEF e pela Prefeitura da Cidade do Recife.
Veja aqui os premiados e menções do Concurso de Ideias, destinado a estudantes de Arquitetura e Urbanismo, que teve como objetivo selecionar as melhores propostas de um Bicicletário para Recife.
Veja aqui os projetos premiados, menções e destaques do concurso nacional para a Casa da Sustentabilidade, a ser construído no Parque Taquaral, em Campinas/SP. O concurso foi promovido pela Prefeitura do Município de Campinas e teve a participação de 237 equipes.
O Concurso Internacional de Arquitectura como processo de internacionalização e investigação da Arquitectura de Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura. Tese de Doutorado defendida pelo arquiteto Pedro Guilherme, pela Faculdade de Arquitetura – Universidade de Lisboa. Veja aqui mais informações.
—

—
Veja aqui o projeto vencedor e demais finalistas (entre 1070 projetos, de 117 países) do Concurso Internacional de Arquitetura para o Bamiyan Cultural Centre, no Afeganistão. O Concurso Internacional teve como objetivo selecionar a melhor proposta para um Centro Cultural a ser construído no entorno do conjunto arqueológico e paisagístico do Vale de Bamiyan, declarado patrimônio cultural pela UNESCO.

—
Leia aqui o manifesto “As obras públicas e o direito à cidade”, assinado pelas entidades nacionais de Arquitetura e Urbanismo – IAB, FNA, ABEA, AsBEA e ABAP – juntas com o CAU/BR e com o apoio das entidades nacionais de Engenharia e Agronomia – CONFEA, FEBRAE, AEP.SP e ANSEAF. O manifesto, endereçado ao Parlamento brasileiro e ao Governo Federal, defende o Projeto Completo como condição para a licitação de obras; defende o projeto como objeto autoral e indivisível; posiciona-se contra o Regime Diferenciado de Contratação (RDC); contra o “projeto padrão”; e a favor da obrigatoriedade dos concursos de projeto.
Mercado Central de Cádiz, na Espanha, de autoria do escritório Riaño + Arquitectos. O projeto é resultante de concurso realizado em 2007. A obra foi concluída em 2010. Veja aqui o projeto.
Como parte da seção “obras construídas”, publicamos o projeto do Centro Profissional de Friburgo, na Suiça, resultante de concurso, de autoria do escritório BOV (Butikofer de Oliveira Vernay). Veja aqui o projeto.
—
Como parte da seção Obras Construídas, publicamos o projeto do CREA-PB, em Campina Grande, Paraíba. O projeto é de autoria do escritório MAPA (MAAM + Studioparalelo) e foi premiado em concurso realizado em 2010. A obra foi concluída em 2012. Veja aqui o projeto.
Veja aqui os projetos premiados e menções no Concurso para o Vão Central do Mercado de Florianópolis. O projeto vencedor é coordenado pelos arquitetos Gustavo Correia Utrabo e Pedro Lass Duschenes.
Veja aqui os projetos premiados e menções no Concurso para o Projeto de Arquitetura de Adaptação do Edifício da Biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP, em São Paulo.
Veja aqui, como parte da seção obras construídas, o projeto da Estação de Pesquisas da Índia na Antártica, projeto do escritório alemão bof architekten. O projeto resultou de concurso aberto, realizado em 2006. A obra foi concluída em Fevereiro de 2013.
Veja aqui os projetos premiados no Concurso de Arquitetura para o SESC Ribeirão Preto, em São Paulo. O projeto vencedor é de autoria dos arquitetos Cesar Shundi Iwamizu, Eduardo Gurian, Helena Ayoub Silva e Bruno Salvador.
Como parte da seção Obras Construídas, publicamos o projeto do Museu de Arqueologia de Almeria, na Espanha, de autoria do escritório Paredes Pedrosa Arquitectos. O projeto resultou de concurso aberto, realizado em 1998. A obra foi concluída em 2005. Veja aqui.
Veja aqui os projetos premiados no concurso internacional para a Biblioteca Central de Hensinki.
Divulgados os premiados no concurso para o Novo Centro Administrativo do Maranhão. O projeto vencedor é da equipe liderada pelo arquiteto Arthur Casas. Veja aqui os projetos.
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e a Marinha do Brasil anunciaram o resultado do Concurso Estação Antártica Comandante Ferraz, que selecionou o melhor projeto de arquitetura para as novas instalações da base brasileira. O primeiro lugar foi para o projeto do Estúdio 41, de Curitiba. Veja aqui mais informações. (post atualizado em 17/04/2013).
Como parte da seção “dicas de leitura”, apresentamos o livro Hipóteses do Real – Concursos de Arquitetura e Urbanismo – 1971-2011, que traz a experiência do arquiteto Hector Vigliecca e equipe em concursos públicos. O livro é organizado por Lizete Rubano e reúne fotografias e desenhos sobre o exercício projetual ao longo dos 40 anos de carreira do arquiteto. Veja aqui mais informações.
Veja aqui o projeto do Fórum – Complexo Trabalhista do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), construído em Goiânia e vencedor de concurso realizado em 2007. O projeto é de autoria do escritório Corsi Hirano Arquitetos.